ESTUDO DIRIGIDO GEST O DE POL TICA SOCIAL MOD A 2015 FASE II

3223 palavras 13 páginas
1

ESTUDO DIRIGIDO DA DISCIPLINA
GESTÃO DE POLÍTICA SOCIAL

CURSO: CST GESTÃO PÚBLICA
REFERÊNCIA: KAUCHAKJE, Samira. Gestão Pública de Serviços
Sociais. 3ª. Edição - Curitiba-IBPEX, 2013
MÓDULO A 2015 – FASE II
Nesta Rota de Aprendizagem destacamos a importância para seus estudos de alguns temas diretamente relacionados ao contexto estudado nesta disciplina.
Os temas sugeridos abrangem o conteúdo programático da sua disciplina nesta fase, e lhe proporcionarão maior fixação de tais assuntos, consequentemente, melhor preparo para o sistema avaliativo adotado pelo Grupo Uninter. É importante ressaltar que os conteúdos abaixo apresentados foram abordados pelos professores em suas aulas, por isso a dica é: veja e reveja as aulas quantas vezes forem necessárias. Esse é apenas um material complementar!
Além do livro, os vídeos e os slides das aulas compõem o referencial teórico que irá embasar o seu aprendizado. Utilize-os da melhor maneira possível.

Bons estudos!

Capítulo 1

De acordo com Kauchakje, a gestão de serviços sociais faz parte de uma área mais abrangente – a gestão social. Esta, por sua vez, é responsável por gerir ações sociais públicas para o atendimento de necessidades e demandas dos cidadãos, no sentido de garantir seus direitos por meio de políticas, programas, projetos e serviços sociais.
Assim, a gestão social trata da gestão de ações sociais públicas, que podem ser realizadas tanto por órgãos do governo dos municípios, dos estados ou da União quanto por organizações da sociedade civil. Portanto, a execução dessas ações não é uma exclusividade do Estado.
1

2

Sabe-se que a gestão social visa atender a necessidades e demandas sociais advindas do crescimento populacional, da crescente urbanização das cidades, da interação sócio-cultural entre os povos e outros fatores. Porém, há uma diferença conceitual entre NECESSIDADES E DEMANDAS:

Necessidades: são próprias da condição humana, ou seja, os seres humanos necessitam de alimento, abrigo, reprodução e

Relacionados

  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas