Estudo dirigido Fisiologia Vegetal

Páginas: 5 (1248 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL OSMÓTICO DAS CÉLULAS PELO MÉTODO PLASMOLÍTICO
INTRODUÇÃO

O ganho e a perda de água das células e tecidos são responsáveis por vários movimentos na planta (abertura e fechamento de estômatos, flores e folíolos). O aumento de tamanho e de volume das células depende da absorção de água. Quando se coloca uma célula vegetal numa solução, ela ganhará ou perderáágua, conforme seu potencial hídrico se o mesmo for menor ou maior que o potencial hídrico da solução externa.
Se o potencial da célula for maior do que o da solução externa ela perderá água e o protoplasma com o vacúolo irá contrair-se até separar-se da parede celular, esse fenômeno denomina-se plasmólise e se o potencial da célula for menor do que o da solução externa ela absorverááguaessefenômeno inverso chama-se desplasmólise. Eles só ocorrem devido à existência de uma permeabilidade seletiva ou semipermeabilidadeda membrana plasmática que mantêm as duas fase externa e interna separadas. A membrana celular deixa a água passar livremente, mais impede em maior ou menor grau a passagem de solutos, e isso faz com que as fases externas e internas se conservem individualizadas.
A célulapode estar mergulhada em um meio isotônico, hipertônica ou hipotônica. No meio isotônico as células estão em estado normal porque a mesma quantidade de solvente para cada soluto que há dentro da célula há também no meio em que estão mergulhadas. Estar em um meio isotônico significa que a concentração de substâncias dentro da célula é igual à do meio externo, por isso, não há nenhum movimento de águarelevante para dentro ou para fora da célula. No meio hipertônico as células estão inchadas, porque dentro da célula existem mais substâncias que no meio externo (dentro da célula é um meio hipertônico = mais concentrado), por isso a água entra na célula, e ela incha (se bobear, ela até explode, ou seja, hemolisa), para equilibrar a quantidade de solvente para o soluto entra água para dento dacélula.
Quando as células estão mergulhadas em um meio hipertônico isso faz com que a água de dentro da célula saía para equilibrar os meios. O fato do meio externo ser hipertônico, vai sempre significar que o meio interno está hipotônico, e vice versa, é como numa balança, se um lado sobe o outro desse, e vice-versa, a água sai da célula para equilibrar os meios.apresenta menos soluto que a célula.Quando a célula se encontra em um meio isotônico (equilíbrio) nada acontece. Porém, quando esta célula é posta em um meio hipertônico ou hipotônico, ocorre a osmose, que é bastante parecida com a difusão, porém tem uma pequena diferença ao contrário da difusão, na osmose não há passagem de soluto, mas de solventea movimentação de água, tanto do meio extracelular para o meio intracelular como dointracelular para o extracelular. O vacúolo vegetal é a organela responsável por controlar a osmose na célula vegetal. O desequilíbrio no fluxo de água causa déficit hídrico na planta e o mau funcionamento dos processos celulares.
MATERIAIS

Solução 1,0 molar de sacarose
Soluções de sacarose de 0,30; 0,26; 0,22; 0,18; 0,14 e 0,10 M
Seis placas de Petri pequenas
Ramos de Zebrina pendula, recém-colhidos
Gilete nova
Caneta de retroprojetor
Lâminas e lamínulas de microscopia
Microscópio
Seis conta-gotas
Microscópio óptico

PROCEDIMENTOS

Preparou-se 500 ml de uma solução de 1,0M de sacarose (171 gramas de sacarose, completando 500 ml com água) e, a partir dela, por diluição, 40 ml de cada uma das soluções 0,30; 0,26; 0,22; 0,18; 0,14 e 0,10 M através da equação de Van’t Hoff,em que C.V= C’. V’, onde C é a concentração da solução original e V é a alíquota a ser retirada da solução e completada ao volume desejado. C’ é a concentração desejada e V’ é o volume desejado. Tirando-se o valor de V = C’. V’/C, completando a 40 ml e colocando-as em placas de Petri, com uma gilete separam-se pequenas tiras coloridas da epiderme inferior de Zebrina pendula recém-colhida,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudo de fisiologia vegetal
  • Fisiologia Vegetal Questões Estudo
  • Estudo dirigido de fisiologia-fisiologia cardiovascular
  • Estudo Dirigido Fisiologia
  • ESTUDO DIRIGIDO DE FISIOLOGIA
  • Estudo dirigido fisiologia
  • Estudo Dirigido Fisiologia
  • Estudo Dirigido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!