Estudo dirigido fisiologia de plantas

Páginas: 3 (582 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2012
1. Defina maturação e amadurecimento de frutos.
R: Amadurecimento é um termo aplicado, geralmente, para frutos carnosos. É caracterizado por mudanças qualitativos no interior do fruto. Por exemplo:o fruto fica mais adocicado ( acúmulo de açucares ) , sabor azedo ou sensação de ‘boca amarrada’ diminuem e/ou desaparecem (redução nos teores de ácidos orgânicos e compostos fenólicos: tanino, entreoutros) , o fruto amolece ( enzimas atuando sobre a parede celular e hidrólise de amido), perda da cor verde característica dos frutos não-amadurecidos ( degradação da clorofila e acúmulo de outrospigmentos – antocianina, carotenóides) e os frutos também exalam odores muito marcantes e agradáveis (produção de compostos voláteis como: ésteres aromáticos, aldeídos, entre outros).
Já a maturaçãoocorre ao estabelecimento completo do fruto(todo e qualquer tipo de fruto, não somente os carnosos) e expansão do ovário. Esse processo vai até o crescimento máximo do órgão.


2. Definaclimatério. Mostre graficamente a relação entre a taxa de respiração e a idade de frutos climatéricos e não climatéricos. Dê exemplos de frutos climatéricos e não climatéricos e diga qual dos dois tipos éestimulado a amadurecer após a colheita? Qual o papel do etileno no amadurecimento de frutos?
R: No final da fase de maturação, os frutos apresentam um aumento na respiração e depois um decréscimo. Estefenômeno é chamado de climatério e está associado a uma produção maior do fitohormônio etileno.
Frutos climatéricos: maçã, banana, abacate e tomate.
Frutos não climatéricos: Citros, abacaxi euva.
Os frutos, que após a colheita são estimulados a amadurecer, são os climatéricos.
O etileno é considerado o hormônio que acelera o amadurecimento de frutos comestíveis, estes consideradosclimatéricos. Tais frutos mostram um pico de produção de etileno imediatamente antes do aumento na respiração. Quando frutos climatéricos não maduros são tratados com etileno, a iniciação do aumento no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo dirigido de fisiologia-fisiologia cardiovascular
  • Estudo Dirigido Fisiologia
  • Estudo dirigido Fisiologia Vegetal
  • ESTUDO DIRIGIDO DE FISIOLOGIA
  • Estudo dirigido fisiologia
  • Estudo Dirigido Fisiologia
  • Estudo Dirigido
  • Estudo dirigido de fisiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!