ESTUDO DIRIGIDO ESTRAT GIAS DE MARKETING I 2013

318 palavras 2 páginas
Exercício de Branding

Objetivo(s): Analisar o perfil de marcas fortes em uma determinada categoria de produtos, propor e justificar a criação de uma nova marca.
Professor: Lilian Almeida
Curso: Administração
Disciplina: Estratégias de Marketing I
Data para entrega: 09/09/2013

1) Escolha uma categoria de produtos onde atuam marcas fortes.
Exemplos:
Tecnologia: Apple, Samsung, Nokia, etc.
Carros de luxo: Ferrari, BMW, Jaguar, etc.
Artigos esportivos: Nike, Adidas, Puma, etc.

2) Pesquise sobre os elementos das principais marcas da categoria escolhida (nome, logo, personagens, slogan, etc.), bem como as estratégias mais recentes de fortalecimento das mesmas (campanhas publicitárias, patrocínios, lançamentos, etc).
3) Monte um mapa de posicionamento contendo as principais marcas da categoria de produtos escolhida, conforme exemplo a seguir:

Obs: Mapa de posicionamento é um diagrama que mostra como várias marcas de uma categoria de produtos são percebidas pelos consumidores, umas em relação às outras.
4) De acordo com o mapa de posicionamento desenvolvido, proponha uma marca nova que pode tanto ser direcionada para um nicho de mercado ainda não explorado como pode concorrer diretamente com uma marca já existente.
5) Crie os principais elementos da nova marca e apresente a sua proposta de valor, justificando sua escolha estratégica.
6) Monte uma apresentação com o conteúdo pesquisado e desenvolvido e a publique no campo portfólio do Portal ETEP (a mesma apresentação deverá ser utilizada em sala de aula).
REGRAS GERAIS PARA A CONDUÇÃO DO TRABALHO:
• O estudo deverá ser desenvolvido em grupos de 5 a 6 pessoas;
• As datas “provisórias” para as apresentações das equipes estão previstas no Plano de Ensino, podendo sofrer alterações de acordo com o ritmo das aulas ministradas.
• A nota do trabalho será composta da seguinte maneira:
50% - qualidade do conteúdo e aplicação correta dos conceitos;
50% - qualidade da apresentação.
TODOS OS ALUNOS DO GRUPO DEVERÃO ESTAR

Relacionados

  • Belo monte
    213967 palavras | 856 páginas