Estudo dirigido Embriologia

Páginas: 8 (1790 palavras) Publicado: 31 de março de 2014





Estudo Dirigido – Histologia e Embriologia

1. Como são classificadas as proteínas de membrana plasmática (MP) quanto a sua “posição” e facilidade de extração?
Podem ser classificadas em:
- Proteínas integrais: estão diretamente incorporadas na estrutura da membrana. Algumas dessas proteínas, denominadas proteínas transmembrana, atravessam inteiramente a membrana, formandosaliência tanto na face intracelular (citoplasmática) como na superfície extracelular. Há também monocamadas, que são dividas entre interna e externa. Só podem ser extraídas após a destruição da estrutura da membrana, geralmente por detergentes.
- Proteínas periféricas: estão apenas fracamente associadas à membrana, ou seja, não estão “mergulhadas” na membrana. Podem ser facilmente extraídas por meio desoluções salinas.

2. Cite as funções das proteínas que compõe ou se associam à membrana plasmática.
Muitas proteínas da membrana estendem-se através da bicamada lipídica: em algumas dessas proteínas transmembrana, a cadeia polipeptídica cruza a bicamada como uma alfa-hélice única (proteína de passagem única); e em outras, inclusive naquelas responsáveis pelo transporte transmembrana de íons epequenas moléculas hidrossolúveis, a camada polipeptídica cruza a bicamada múltiplas vezes, seja como uma série de alfa-hélices, seja como uma folha beta na forma de um barril fechado (proteína de passagem múltipla).
Outras proteínas associadas a membrana não cruzam a bicamada, mas ao contrário são presas a um ou ao outro lado da membrana. Muitas dessas são ligadas por interações não covalentesa proteína transmembrana, enquanto outras são ligadas através de grupos lipídicos covalentemente. Como as moléculas lipídicas na bicamada, muitas proteínas da membrana são capazes de difundir-se rapidamente no plano da membrana. Por outro lado, as células têm mecanismos para imobilizar proteínas específicas da membrana e para confinar moléculas lipídicas e protéicas a domínios específicos.

3.Qual a relação de algumas proteínas com mecanismos de transporte através da MP?
Moléculas pequenas e alguns íons, como Na+, K+ e Ca+, podem atravessar a membrana plasmática por canais constituídos pelas proteínas integrais. Quando essa travessia não consome energia, diz-se que se trata de difusão passiva. Quando consome energia, chama-se transporte ativo. Outras vezes a transferência se realizacom a participação de proteínas carreadoras localizadas na membrana, mas sem gasto energético, pelo processo chamado transporte facilitado.

4. Qual a composição do citoesqueleto e sua função?
É composto por microtúbulos, filamentos de actina (microfilamentos) e filamentos intermediários. Essas proteínas estruturais influem na forma das células e, junto com as proteínas motoras, possibilitam osmovimentos de organelas e vesículas citoplasmática. É responsável também pela contração celular e pela movimentação da célula inteira.

5. Cite as especializações de MP mencionando suas características funcionais.
- Junção compacta oclusiva: sela as células vizinhas da camada epitelial para impedir a passagem de moléculas entre elas.
- Junção aderente: liga feixes de actina entre as célulasvizinhas.
- Junção comunicante (gap): permite a passagem de pequenas moléculas e íons solúveis em água.
- Desmossomos: liga os filamentos intermediários entre as células vizinhas.
- Hemidesmossomos: ancora os filamentos intermediários da célula à lâmina basal.
- Microvilosidades: projetadas para o meio extracelular, ampliando, deste modo, a área de absorção da célula.
- Esterocílios: aumentam aárea de superfície da célula, facilitando o movimento de moléculas para dentro e para fora da célula.
- Cílios e flagelos: contribuem para a movimentação celular ou com o surgimento de correntes líquidas ao redor da célula (batimento para o movimento).

6. Quais as etapas do ciclo celular e quais as principais proteínas reguladoras?
O ciclo celular é constituídos por duas fases:
-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo Dirigido Embriologia
  • Estudo dirigido embriologia UNIRIO
  • Estudo dirigido Embriologia
  • Estudo Dirigido de Histologia e Embriologia
  • ESTUDO DIRIGIDO EMBRIOLOGIA
  • estudo dirigido de embriologia
  • Estudo dirigido de embriologia
  • Estudo Dirigido Embriologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!