Estudo dirigido de Hidroginastica-Comparação das respostas cardiorrespiratórias de um exercício de hidroginástica com e sem deslocamento horizontal nos meios terrestre e aquático.

1466 palavras 6 páginas
Faculdade Presidente Antonio Carlos
Matéria: Hidroginástica
Estudo dirigido:
Comparação das respostas cardiorrespiratórias de um exercício de hidroginástica com e sem deslocamento horizontal nos meios terrestre e aquático.
São recomendadas atividades na água para quais indivíduos? Justifique sua resposta.
Por apresentar a vantagem de ser realizado com um menor impacto, diminuindo assim, os riscos de lesões são recomendadas para indivíduos idosos, obesos, com lesões nos membros inferiores e na coluna
Existe diferença no comportamento das variáveis cardiorrespiratórias no exercício realizado no Meio Terrestre (MT) e Aquático (MA)? Justifique sua resposta. É dependente da forma com que a intensidade do exercício é fixada e pelo tipo de exercício realizado dentro da água. Os efeitos agudos dos exercícios realizados no MA são influenciados pelas propriedades físicas da água.
Quando são comparadas as respostas cardiorrespiratórias do exercício realizado no meio terrestre para o meio aquática são encontradas algumas alterações. Quais são elas? E por que existem essas diferenças? Na literatura existem inúmeros estudos comparando as respostas cardiorrespiratórias submáximas do exercício aquático com o terrestre encontrando respostas bastante variadas Alguns estudos que analisaram a caminhada em piscina funda apresentam valores de frequência cardíaca (FC) e consumo de oxigênio (O2) menores na água do que na terra. A menor resposta da FC encontrada na caminhada em piscina funda é sugerida pela combinação de fatores como o aumento do retorno venoso devido ao efeito da pressão hidrostática sobre o corpo em imersão. Já, o menor O2 observado pode ser atribuído pelos músculos antigravitacionais não serem necessários na água para suportar o peso corporal, devido à utilização do cinturão flutuador . Outros estudos apresentam valores cardiorrespiratórios maiores na água em comparação ao MT. Neste caso, velocidades iguais tanto para a caminhada na água como na

Relacionados

  • Manual de Hidroginástica
    20080 palavras | 81 páginas
  • 2238
    220703 palavras | 883 páginas
  • Doenças do trabalhador
    256986 palavras | 1028 páginas
  • 16 Doenças do trabalho
    256991 palavras | 1028 páginas