Estudo dirigido de embriologia

Páginas: 14 (3363 palavras) Publicado: 30 de julho de 2013
Estudo dirigido
1. Conceitue zigoto, mórula, blastocisto, concepto, menopausa e menarca.
R.: Zigoto: é o resultado da fertilização do ovócito pelo espermatozóide após o pareamento dos cromossomos.
Mórula: são um conjunto de células chamadas blastômeros resultantes da divisão do zigoto através de mitose.
Blastocisto: é uma transformação da mórula no útero quando à formação da cavidadeblastocistica.
Concepto: é o conjunto de membranas que envolvem o embrião ou feto mais o mesmo.
Menopausa (45-55 anos): interrupção do clico menstrual.
Menarca (puberdade): primeira menstruação; inicio do clico menstrual.
1. Explique o processo de ovocitação e diga onde é e quanto tempo o ovócito fica a espera do espermatozóide.
R.: a ovocitação ocorre exatamente na metade do clico menstrual quandofolículos ovarianos recebem o estimulo do FSH (hormônio folículo estimulante) ocorre à maturação do folículo e a produção do liquido folicular gerando uma pressão no interior do folículo fazendo com que o ovócito seja empurrado para a superfície, na seqüencia vem o LH (hormônio luteinizante) a membrana se rompe e o ovócito é arremessado e capturado pelas fimbrias e trazido ate a ampola da tubauterina onde ficara esperando por 24 h na ampola da tuba uterina pelo espermatozóide.
1. Descreva a fertilização ate a formação do zigoto.
R.: vai acontecer no período chamado fértil quando o espermatozóide chega ao ovócito e vão liberar do Acrossomo a enzimas (hialuronidase, esterases, acrosina e neuraminidase) que vão degradar a parede do ovócito, primeiramente a corona radiata e depois a zonapelúcida, então o espermatozóide se funde a membrana e lança no interior do ovócito só o seu conteúdo, ocorrendo então à formação do Pronucleo masculino, terminando a segunda divisão meiótica formando o Pronucleo feminino, se tornando Ovulo, e na seqüencia ocorre o pareamento dos cromossomos formando o Ovo ou Zigoto, esse processo ocorre na ampola da tuba uterina.
1. Esquematize o clico menstrual edescreva suas fases.
R.:
FSH LH Estrógeno e Progesterona.
1º 14º 28º
Fase menstrual: ocorre a menstruação.
Fase Lútea ou proliferativa: o primeiro a ser liberado pela hipófise no início do clico menstrual é o FSH, preparando o folículo para a liberação do ovócito, fazendo o mesmo produz liquido empurrando o ovócito para a superfície, quando o ovócito estiver preste a ser romper o LH começa aatura fazendo com que o mesmo seja liberado rompendo a membrana sendo capturado pelas fimbrias e levado para a ampola da tuba uterina. O Impacto deixado pelo ovócito vai ser preenchido pelo corpo lúteo ou corpo amarelo no lugar deixado pelo ovócito. O corpo lúteo vai produzir estrógeno e progesterona que irão preparar o útero para Recber o possível blastocisto. Quando chega no 28º na implantouninguém as taxas de estrógeno e progesterona cai, fazendo com que os vasos sanguíneos do útero façam vaso constrição reduzindo muito o fluxo de sangue para o endométrio, fazendo com que as células do mesmo morram e acabem por descamar ocorrendo à menstruação.
Fase menstrual: ocorre a menstruação.
1. Explique como é formado o blastocisto e diga como este consegue implantar na parede do útero.
R.:ele é formado quando a mórula no útero sofre a formação da cavidade blastocistica o blastocisto, é formado pelo sinciciotrofoblasto, embrioblasto (vai se dividi em camadas celulares epiblasto e hipoblasto) e citotrofoblasto.
O blastocisto vai implantar a partir das células do sinciciotrofoblasto que vão liberar enzimas que vão degradar a parede do endométrio (as camadas esponjosa e compacta) comisso o blastocisto vai abrindo caminho e adentrando o endométrio e quando estiver completamente envolvido pelo endométrio forma-se um tampão na região chamada decídua, esse processo demorou uma semana.
1. Descreva como se dá a formação da cavidade amniótica e do saco vitelino e diga quando isso ocorre.
R.: a cavidade amniótica é formada a partir do epiblasto vão surgir às células do âmnio que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo Dirigido Embriologia
  • Estudo dirigido embriologia UNIRIO
  • Estudo dirigido Embriologia
  • Estudo Dirigido de Histologia e Embriologia
  • ESTUDO DIRIGIDO EMBRIOLOGIA
  • estudo dirigido de embriologia
  • Estudo Dirigido Embriologia
  • estudo dirigido de embriologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!