Estudo dirigido de Bromatologia CYNTIA

1658 palavras 7 páginas
Estudo dirigido de Bromatologia
Prof. Márcio Mendonça

1-Discuta a importância de se analisar alimentos.
Essas análises são muito importantes principalmente para proteger o consumidor de ingerir alimentos não adequados e são feitas por profissionais da área, que são treinados para executar tarefas nos laboratórios da indústria alimentar e institutos relacionados com a nutrição. A análise dos alimentos pode ser realizada por métodos convencionais, onde geralmente são utilizados vidrarias e reagentes, não sendo necessário o uso de nenhum equipamento sofisticado; como também com métodos instrumentais que precisam do auxílio de equipamentos modernos e sofisticados para fazer as análises. A escolha do método vai depender do produto a ser analisado, visto que determinado método pode ser mais eficaz para um tipo de alimento e não fornecer bons resultados para outro.
2-Quais são as sub áreas principais do controle de qualidade em alimentos?
Microbiologia de alimentos, Segurança alimentar e nutricional, Química de alimentos, Análise de alimentos, Processamento de alimentos, Desenvolvimento de produtos, Garantia e controle de qualidade Serviços de alimentação.
3- Como está dividida e como ocorre a fiscalização de alimentos no Brasil?
O controle e fiscalização de alimentos no Brasil é uma responsabilidade compartilhada entre órgãos e entidades da Administração Pública, com destaque, aos órgãos da Agricultura e do Sistema Único de Saúde.
Indústrias – controle de qualidade, controle de processos em águas, alimentos, matérias-primas, produto acabado, embalagens, vida-de-prateleira, etc;
Universidades e Institutos de pesquisa - desenvolvimento de metodologia, controle de processos em pesquisas, prestação de serviços, etc.
Órgãos Governamentais – registro de alimentos, fiscalização na venda e distribuição, etc.
Produtos de origem animal e bebidas: Ministério e Secretarias de estaduais da Agricultura
Produtos de origem vegetal: Ministérios e Secretarias Estaduais da Saúde

Relacionados

  • V34suplemento
    343142 palavras | 1373 páginas
  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas