ESTUDO DIRIGIDO COM BASE NO TEXTO MAQUINARIA ESCOLAR E A LEI DE 15 DE OUTUBRO DE 1827

Páginas: 5 (1001 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
UFOP- ICHS- DEEDU- PEDAGOGIA- 1° SEM. 2014
HISTORIA DA EDUCAÇÃO
Prof.ª ROSANA AREAL DE CARVALHO – MAIO DE 2014
ALUNA: WIARA WENDY CARVALHO DE PAULA –
ESTUDO DIRIGIDO COM BASE NO TEXTO MAQUINARIA ESCOLAR E A LEI DE 15 DE OUTUBRO DE 1827

1. A DEFINIÇÃO DE UM ESTATUTO DA INFÂNCIA
A infância, como hoje a conhecemos, foi construída e socialmente inicialmente pelos homens da Igreja. Educarna infância e aí inclui o ensino religioso, foi o mecanismo desenvolvido pela a Igreja para a conservação de seus padrões morais e autoridade eclesiástica, em uma época em que estes eram freqüentemente questionados. Durante as intensas disputas envolvendo católicos e protestantes se estabeleceu necessidade de tentar orientar os indivíduos de tenra idade, a fim de proteger seus domínios. Estaeducação tornava-se ainda mais fundamental aos príncipes e herdeiros que constituiriam a futura liderança das nações. Já os filhos dos pobres, da população de classes econômicas inferiores, seriam alvo da caridade cristã, com a finalidade de tornarem bons trabalhadores com submissão ao mestre.

2. A EMERGÊNCIA DE UM ESPAÇO ESPECÍFICO DESTINADO Á EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS.
No texto A maquinaria escolarnotou- se a influência decisiva para a conservação de fé que os eclesiásticos empregavam prestando especial atenção à primeira infância. As instituições fechadas a partir do século XVI têm como finalidade regulamentar, ordenar e transformar o espaço conventual. Os meninos pobres eram recolhidos a essas instituições como hospitais, albergues e colégios, quase sempre como ato de caridade,diferenciando dos nobres não unicamente nos conteúdos e atividades mas também nos castigos, submissão á ordens e dureza do enclausuramento destinadas aos filhos de pobres.
Apesar de vago creio estar presente a tentativa de solução dessa realidade no artigo da Lei de 15 de outubro de 1827 :
Art. 1o Em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos, haverão as escolas de primeiras letras que foremnecessárias.


3. O APARECIMENTO DE UM CORPO DE ESPECIALISTA DA INFÂNCIA DADOS DE TECNOLOGIAS E ESPECÍFICAS E DE “ELABORADOS” CÓDIGOS TEÓRICOS.
Esse surgimento se dá quando o Estado pretende, de acordo com interesse da burguesia, generalizar e dar formação á todas as classes. Elabora um regulamento uniforme onde professor deve empregar técnicas para que aprendizado da leitura, da escrita edo calculo, a propagação do novo sistema métrico decimal, a ensino de geografia e historia, e as classes sociais pobres, agora incluídas, são impostas uma educação sobre hábitos de limpeza, obediência á autoridade, amor ao trabalho e espírito de poupança.
A retribuição econômica continua baixa como sempre, mas é investido de autoridade, dignidade e respeito. E haverá inspetores para fiscalizare não deixar que o modelo do Estado se perca, e para penalizá-los caso ocorra.
Como interpretado os seguintes artigos da Lei 15 de outubro de 1827:
Art. 3o Os presidentes, em Conselho, taxarão interinamente os ordenados dos Professores, regulando-os de 200$000 a 500$000 anuais, com atenção às circunstâncias da população e carestia dos lugares, e o farão presente a Assembléia Geral para aaprovação.
Art. 6o Os professores ensinarão a ler, escrever, as quatro operações de aritmética, prática de quebrados, decimais e proporções, as noções mais gerais de geometria prática, a gramática de língua nacional, e os princípios de moral cristã e da doutrina da religião católica e apostólica romana, proporcionados à compreensão dos meninos; preferindo para as leituras a Constituição do Impérioe a História do Brasil.
Art. 14. Os provimentos dos Professores e Mestres serão vitalícios; mas os Presidentes em Conselho, a quem pertence a fiscalização das escolas, os poderão suspender e só por sentenças serão demitidos, provendo interinamente quem substitua.
Art. 15. Estas escolas serão regidas pelos estatutos atuais se não se opuserem a presente lei; os castigos serão os praticados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lei de 15 de outubro de 1827
  • a lei de 15 de Outubro
  • A Educa O Oficial No Brasil Come A Em 15 De Outubro De 1827
  • Estudo Dirigido Bases Biologicas
  • Estudo dirigido de bases socioculturais
  • Estudo Dirigido Psicologia Escolar
  • Estudo Dirigido Lei de Falências
  • Estudo dirigido cido base respondido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!