ESTUDO DIRIGIDO – CISTOS NÃO ODONTOGÊNICOS NÃO FISSURAIS

1155 palavras 5 páginas
ESTUDO DIRIGIDO – CISTOS NÃO ODONTOGÊNICOS NÃO FISSURAIS

1. O que são cistos odontogênicos não fissurais?
São cistos resultantes da proliferação de remanescentes epiteliais associados à formação dos dentes. O epitélio presente em cada um dos cistos odontogênicos é derivado de uma das seguintes fontes:lâmina dentária, órgão do esmalte e de bainha de Hertwig. Os remanescentes epiteliais presentes na maxila e mandíbula são originais do ectoderma que reveste os processos embrionários que irão formar a face e boca ou de tecido epitelial que participa na odontogenese. A presença pura e simples de restos epiteliais seria insuficiente para explicar a formação de um cisto. É necessária a ação de um agente, inflamatório por exemplo, capaz de estimular e determinar a proliferação desses remanescentes. Tal condição é freqüente nos maxilares, onde infecções e traumas são capazes de desencadear a resposta inflamatória.Estão classificados como:

1. Cisto da Lâmina Dentária
2. Cisto Primordial (Queratocisto)
3. Cisto Dentígero
4. Cisto de Erupção
5. Cisto Periodontal Apical
6. Cisto Periodontal Lateral
7. Cisto Gengival do adulto
8. Cisto Odontogênico Calcificante

2. Quais são os cistos não odontogênicos não fissurais?
São: Cisto Nasoalveolar ,Cistos Palatinos do recém-nascido, Cisto do trato Tireoglosso, Cisto Linfoepitelial cervical benigno, Cisto Epidérmico dermóide e Cisto Gastrointestinal bucal heterotópico.

3. Cite as características clínicas de cada tipo de cisto. Cisto Nasoalveolar: Esta lesão é muito pouco freqüente, produz um inchaço da prega nasolabial, distorção dos orifícios nasais e entumescimento do lábio superior por debaixo do vestíbulo nasal;Pode também provocar protrusão do assoalho da cavidade nasal e provocar alguma obstrução. Em caso de infecção pode drenar para a cavidade nasal;Unilateral, em alguns casos bilaterais(raramentente); Incidência em pacientes de 12 a 75 anos (idade média de 44 anos); 75% dos casos afetados são

Relacionados

  • Relatório - noções gerais de microscopia
    37518 palavras | 151 páginas