ESTUDO DIRIGIDO CI NCIA POL TICA E TGE

2154 palavras 9 páginas
FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO/PR
CURSO DE DIREITO – 2º PERÍODO “a”
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO
Prof.ª: natália rodrigues da silva
ACADÊMICos: bruna marconni, eliete borges,luciane assis, luis carlos, rodrigo martins, willian marques
Atividade: estudo dirigido

1- Conceitue o Estado Federal e explique os principais elementos de seu conceito.
Estado Federal: “ Estado soberano, formado por uma pluralidade de Estados, no qual o poder do Estado emana dos Estados-membros, ligados numa unidade estatal.Estado Federal é um fenômeno moderno pois apareceu no século XVIII, não tendo sido conhecido na Antiguidade e na Idade Média.
- Povo: entende-se pela reunião de indivíduos num determinado local, submetidos a um poder central. O Estado vai controlar essas pessoas, visando, através do Direito, o bem comum.A população pode ser classificada como nação, quando os indivíduos que habitam o mesmo território possuem como elementos comuns a cultura, língua, a religião e sentem que há, entre eles, uma identidade; ou como povo, quando há reunião de indivíduos num território e que apesar de se submeterem ao poder de um Estado, possuem nacionalidades, cultura, etnias e religiões diferentes.
- Território: espaço geográfico onde reside determinada população. É limite de atuação dos poderes do Estado. Vale dizer que não poderá haver dois Estados exercendo seu poder num único território, e os indivíduos que se encontram num determinado território estão obrigados a se submeterem.
- Soberania: é o exercício do poder do Estado, internamente e externamente. O Estado, dessa forma, deverá ter ampla liberdade para controlar seus recursos, decidir os rumos políticos, econômicos e sociais internamente e não depender de nenhum outro Estado ou órgão internacional. A essa autodeterminação do Estado dá-se o nome de soberania.
2-Quais são as principais características do Estado Federal?
1)Caráter indissolúvel do vínculo federativo: uma vez formalizado o

Relacionados