ESTUDO DIRIGID1 FACULDADE RATIO

582 palavras 3 páginas
ESTUDO DIRIGIDO
R 1. Na organização societária brasileira, as políticas sociais se inscrevem na lógica de setorização que recorta o social em partes demandando um processo de articulação que supera a tendência de compreender os problemas independentemente das causas estruturais que os originam. Yasbek(2011:117) É o conjunto de várias ações integradas de distintos setores essas ações são pensadas a parte da realidade concretas por exemplo não é possível garantir o direito a saúde de um determinado cidadão sem que o mesmo seja contemplado com necessidade ao lazer, educação, saneamento básico entre outros.

R 2. Situa-se em um continuo que abrangeria desde a articulação e coordenação de estruturas setoriais já existentes até uma gestão transversal configurando formas intermediarias e arranjos organizativos que expressam a intersetorialidade de baixa ou alta densidade. Bronzo e Veiga(2007:12) Intersetorialidade é como um movimento de interseção, articulações que exige o esforço de diversos setores ou seja um movimento entre múltiplos setores e através destes, setores, desenvolver e desempenhar projetos e ações e inclusão da sociedade de acordo com sua sociedade; Ou seja um feedbak entre o assistente social e o usuário em determinado setor aplicando as políticas públicas naquele local, usando a intersetorialidade, usando as secretárias para agariar recursos.
R 3. Assistência social (...) deve fundamentalmente inserir-se na articulação intersetorial com outras políticas sociais, particulamente as políticas de saúde, educação, cultura, esporte, emprego, habitação entre outros. (Brasil 2004;42) É como se fosse a realização de um fenômeno feito através de planejamento e execução, é uma conexão que exige articulação de saberes e experiências para soluções de problemas sempre articulando os menores problemas e tendo a convicção em resolver os maiores, trabalhando constantemente com parcerias em um fluxo dinâmico com ações em favorecer a sociedade para

Relacionados