ESTUDO DE VIABILIDADE DA REUTILIZA O DE CONT INERES PARA INSTALA ES PROVIS RIAS DO CANTEIRO DE OBRAS DA SETA ENGENHARIA NA UHE S O ROQUE VARGEM SANTA CATARINA

12791 palavras 52 páginas
15

1. INTRODUÇÃO
A construção civil está dentre as atividades mais antigas do mundo. Diversos setores da economia global são movimentados por sua atuação. Suas etapas vêm passando por várias transformações no decorrer dos anos, incorporação, planejamento, projetos, suprimentos, execução, entre outros (TROTTA, 2011, p. 1).
Esta indústria é responsável por boa parte da economia Brasileira. Ultimamente a procura por mão de obra para este setor está crescendo ainda mais, porém, a escassez de profissionais qualificados dificulta o seu desenvolvimento (ALVES, 2012, p. 1).
Independente da duração de uma obra é necessário um local que atenda algumas necessidades básicas, que tanto podem ser uma pequena área coberta que abrigue um depósito de materiais e um banheiro quanto à construção de uma estrutura para instalação de escritórios, almoxarifados e etc, no final da mesma, esta estrutura gerará entulhos e se tornará obsoleta. Segundo Trotta (2011, p. 1), é obvio que o canteiro de obras é uma estrutura que muda de tempos em tempos com o desenrolar da obra. A passo que a obra vai sendo executada, o canteiro assume características e formas diferentes.
Sendo que a maioria dos canteiros de obras é do tipo restrito, no entanto, ocupa uma grande parte do terreno, é necessário se preocupar ainda mais com a concepção dos arranjos físicos dos canteiros para que estes fiquem com uma organização compatível para o desenvolvimento dos trabalhos, tanto no quesito saúde e segurança do trabalhador como na produtividade dentro do canteiro (ALVES, 2012, p. 1).
Como o grande objetivo de nossa profissão é resolver problemas com agilidade, funcionalidade e baixo custo, devemos estudar soluções para que essa construção seja rentável, e não se torne um gasto desnecessário. Cabe a nós avaliar o melhor método construtivo, e encontrar alternativas para diminuir os custos e os impactos da mesma.

1.1 JUSTIFICATIVA

A utilização de contêineres pode ser uma alternativa para evitar tal desperdício e

Relacionados