estudo de viabiilidade

2933 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR

ALANA CRISTINA TESSER

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM BAR NA CIDADE DE FRANCISCO BELTRÃO – PR

FRANCISCO BELTRÃO
2015

1 INTRODUÇÃO

Este estudo tem por objetivo analisar a viabilidade econômico-financeira para a implantação de um bar na cidade de Francisco Beltrão – Pr. Para abordar essa temática, buscou-se em alguns teóricos do assunto como Gitman (2001); Bernstein (1997); Kuhnen e Bauer (2001); (Casarotto e Koppitke, 2000). Esse estudo tem como objetivo principal Elaborar um estudo de viabilidade econômico-financeira para a implantação de um bar na cidade de Francisco Beltrão – Pr, bem como, descrever características da empresa e seu modelo de negócios; apontar mercado consumidor, fornecedor e concorrente; verificar os aspectos financeiros relacionados ao empreendimento proposto.
A motivação para a pesquisa está ligada ao potencial do projeto vir a interessar ou afetar muitas pessoas e a viabilidade tem relação direta com o assunto referido, ou seja, identificar a possibilidade de pôr na prática o que vem sendo teorizado.
Propõe-se, então, o seguinte problema: qual a viabilidade econômico-financeira de implantação de um bar na cidade de Francisco Beltrão – Pr.?
Para tanto, o método utilizado para esta pesquisa é o quantitativo de cunho descritivo, realizando-se um estudo de caso, para o qual se estabelece relações entre variáveis e a utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados.

1.2 Problema

Montar um pequeno empreendimento caracteriza o risco empresarial e que muitos dos pequenos empreendimentos não conseguem sobreviver, torna-se interessante pesquisar sobre a viabilidade dos mesmos, de modo a mostrar para o pequeno empreendedor as suas reais chances no mercado.
Os bares vêm sendo um negócio que oferece um ambiente agradável onde os amigos se encontram, conversam, tomam bebidas geladas e quentes acompanhadas de petiscos. Diversos atrativos são, cada vez

Relacionados

  • Orçamento de obras
    21099 palavras | 85 páginas