ESTUDO DE REAÇÕES QUÍMICAS ESPONTÂNEAS E PROCESSOS ELETROQUÍMICOS

Páginas: 17 (4205 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

PRÉDIO DE AULAS 1 - FEDERAÇÃO
ENGENHARIA QUÍMICA












ESTUDO DE REAÇÕES QUÍMICAS ESPONTÂNEAS E PROCESSOS ELETROQUÍMICOS












GRACE KELLY ALMEIDA DA SILVA
LARISSA ALMEIDA MOURA
LUANA MARIA COSTA ANDRADE
MARIA NATHÁLIA BRANDÃO












SALVADOR, BAHIA, BRASIL.
2011.2
PRÉDIO DE AULAS 1 - FEDERAÇÃO
ENGENHARIA QUÍMICAESTUDO DE REAÇÕES QUÍMICAS ESPONTÂNEAS E PROCESSOS ELETROQUÍMICOS








GRACE KELLY ALMEIDA DA SILVA
LARISSA ALMEIDA MOURA
LUANA MARIA COSTA ANDRADE
MARIA NATHÁLIA BRANDÃO











Relatório referente à 8ª prática,
Engenharia Química, Química Geral I, turma MR01,
1º semestre, Ronaldo Costa.











SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2011.2







1.Fundamentação Teórica:



1.1 ÁCIDOS E BASES


Há muitos anos, muitos químicos observaram que as reações químicas de muitas substâncias possuíam certo padrão em relação às suas características, com isso, conseguiram formular uma definição que engloba todas essas substâncias.


Um dos muitos que estudaram e estabeleceram teorias foram Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis.


O conceito deArrhenius diz o seguinte: “Um ácido é um composto que contém hidrogênio e reage com a água para formar íons hidrogênio. E uma base é um composto que produz íons hidróxido na água.” Por exemplo, temos o HCl, que de acordo com a teoria é um ácido de Arrhenius, pois ele libera um íon hidrogênio, H+ (um próton) quando é dissolvido em água. Já o CH não é um ácido pela teoria de Arrhenius, pois ele nãolibera o íon hidrogênio em água. As definições de Arrhenius limitam as soluções em água.
ˉ(aq)

O mais comumente usado é o conceito de Bronsted-Lowry, onde estes falam que “Um ácido é um doador de prótons, e uma base é um aceitador de prótons.” O termo próton refere-se ao íon hidrogênio H+. Como a base recebe o próton isso significa que ela possui um par de elétrons livres a que o próton pode seligar. Para eles, o ácido é considerado forte quando este esta completamente desprotonado em solução (desprotonado significa que o próton migra para a molécula do solvente), e uma a base é considerada forte quando esta for completamente protonada em solução (protonada significa que uma molécula aceitou o próton). Essa definição é mais abrangente, pois aplica a definição a outros solventes, além daágua. Podemos citar, o HCN que na presença da água, o átomo de hidrogênio se liga ao oxigênio de uma molécula HO por uma ligação de hidrogênio, e o próton migra para a molécula de água, que age como uma base.
HCN + ˉ(aq)


A Teoria de Lewis não se diferencia bastante, pois em vez de falar da transferência de prótons ele utilizada os elétrons para o seu estudo, onde este afirmar que “Umácido de Lewis é um aceitador de par de elétrons e uma base de Lewis é um doador de par de elétrons.” Quando uma base doa um par de elétrons a um ácido, essa forma uma ligação covalente coordenada. As bases de Lewis é uma base de Bronsted, porém o ácido de Lewis não é um ácido de Bronsted, pois um ácido de Lewis não precisa de um átomo de hidrogênio.Com base na reação de CO com HO, pode-se afirmarque o átomo de C do CO aceita um par de elétrons do átomo de O da água e um próton migra de um átomo de O de HO para um átomo de oxigênio de CO.
CO(g)+ HO(l) HCO(aq)


Existem substâncias que indicam se uma solução é ácida ou básica. Esses indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução.
Dentre os vários tipos de indicadores existe afenoltaleína, que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso. Quando esta é adicionada a uma solução incolor, entrando em contato com uma base ou ácido gera uma mudança de coloração, ou seja, estando em um meio ácido, uma solução de fenolftaleína muda o sistema deixando-o incolor, pois há uma concentração elevada de H+....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo das reações químicas espontanêas e processos eletroquímicos
  • Estudo das Reações Químicas
  • Estudo das reações químicas
  • Estudo reações quimicas
  • Reações químicas nos processos farmacêuticos
  • Estudo das reações químicas
  • Estudos das reações químicas
  • Estudo das reações quimicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!