ESTUDO DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA MÍNIMA NA EACF: MARÇO DE 2008

978 palavras 4 páginas
ESTUDO DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA MÍNIMA NA EACF: MARÇO DE 2008
RIBEIRO, Juliano Vieira1,2; DINIZ, Fábio Luiz Rodrigues1,2; FOSTER, Paulo
Roberto Pelufo2,3.
1

Acadêmico do Curso de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas-RS.
2
Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC/SESU).
3
Professor Doutor, Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas-RS. julianovrb@hotmail.com 1. INTRODUÇÃO
De acordo com Villela (2004) os centros de baixa pressão (depressões) que varrem a periferia do continente antártico constituem a condição meteorológica mais adversa da região. De um lado, as atividades operacionais diárias a serem cumpridas pelos pesquisadores e de outro, os ventos fortes, mar com grandes ondas e nevascas persistentes. Em conseqüência, as condições extremas de tempo e de temperatura tornam a sobrevivência humana totalmente dependente das atividades de planejamento diário em função da previsão de tempo porque os deslocamentos envolvem transporte de equipamentos e pessoas. Como a Antártica é cercada de oceanos e em seu interior são escassos os dados meteorológicos, as informações das condições de tempo recente são restritas, principalmente, porque são poucas as estações meteorológicas automáticas.
Por outro lado, o advento e utilização dos satélites meteorológicos possibilitam o desenvolvimento de novas metodologias para prever os fenômenos meteorológicos com bastante antecedência. A grande lacuna de observações próximo e a oeste da Península Antártica tornam as imagens de satélite, extremamente valiosas na detecção e acompanhamento dos sistemas meteorológicos. Conseqüentemente as características sinóticas e de mesoescala
(baixa polar fria) podem ser acompanhadas em tempo quase real. A história do sensoriamento remoto por satélites para a região Antártica é descrita por diversos pesquisadores (Masson, 1990; Rao et al., 1990; e King e Turner, 1997).
Na Ilha Rei George, a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF)

Relacionados

  • TESE RSS USP
    36720 palavras | 147 páginas
  • biossegurança
    104177 palavras | 417 páginas