Estudo de caso

Páginas: 4 (991 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
RELATÓRIO DO ESTUDO DE CASO
ESTÁGIO DE CLÍNICA GERAL E CIRÚRGICA BÁSICA EM ENFERMAGEM

DOCENTE: LILIAN GOMES
DISCENTES: LEILIANE SUMAIA ÁVILA DA SILVA MELLO
NATANIELLE SOUZA MENDES
5º SEMESTRE –MANHÃ

FORTALEZA-CE
2012
INTRODUÇÃO

* SAE
A Sistematização da assistência de Enfermagem (SAE) é uma atividade privativa do enfermeiro, que permite a este aplicar seus conhecimentostécnicos-cientifícos e humanos na assistência aos pacientes, assim, podendo oferecer mais segurança, maior credibilidade, competência e maior autonomia profissional.
LEI 7.498 de 25 de junho de 1986Artigo 11 - Dispõe como atividades exclusivas do enfermeiro a consulta de enfermagem, prescrição da assistência de enfermagem, cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida,cuidados de enfermagem de maior complexidade e que requerem conhecimentos de base cientifica e capacidade de tomar decisões imediatas.

OBJETIVO

Implementar a Sistematização de Assistência deEnfermagem (SAE), por meio da taxonomia da NANDA, no cuidado a um paciente portador de hipertireoidismo durante o estágio da disciplina de Clínica Geral e Cirúrgica Básica de Enfermagem no hospital SantaCasa da Misericórdia, Fortaleza-CE.

REVISÃO DE LITERATURA

* TIREÓIDE

A glândula tireóide produz os hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina), que ajudam na regulação dometabolismo e atuam no organismo, controlando o funcionamento de diversos órgãos, como coração, cérebro, fígado e rins. Por isso, interferem em processos como crescimento, ciclo menstrual, fertilidade,sono, raciocínio, memória, temperatura corpórea, batimentos cardíacos, eliminação de líquido, funcionamento intestinal, força muscular e controle do peso corporal.
O funcionamento datireóide também depende do hormônio TSH, produzido pela hipófise. O TSH é um hormônio que regula a produção dos hormônios tireoidianos (T3 e T4). Quando a produção desses hormônios está alta, o nível de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTUDO DE CASO: “CASO PINHEIRINHO”
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • estudo de caso
  • Estudo de caso
  • ESTUDO DE CASO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!