Estudo de caso
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL - CESB
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
CURSO DE ENFERMAGEM
CAMILY RAISSA SANTOS CAMPOS
ESTUDO DE CASO: ERISIPELA
BACABAL
2013
1. INTRODUÇÃO
A Erisipela é uma doença de origem Estreptocócica predominantemente do Grupo A que acomete a derme profunda e a hipoderme, com serio comprometimento linfático. A penetração do micro-organismo geralmente se dá através de lesão primaria, que serve como porta de entrada, como por exemplo, lesão de origem traumática. (Pereira, Azulay e Azulay, 2004).
Quando diagnosticado e tratado inicialmente, o quadro sistêmico regride em dois a três dias e as lesões cutâneas diminuem gradativamente o eritema e o edema. Após duas semanas pode observar uma pele mais escura e descamativa. Pode ocorrer remissão mesmo sem tratamento, porém aumentam as chances de um maior prejuízo linfático e de edemas persistente.No tratamento cirúrgico incluem a drenagem dos abscessos e o desbridamento cirúrgico, com a finalidade de tirar os tecidos desvitalizados que servem como meio de cultura.
2. HISTÓRICO
W.T.S., 63 anos, sexo masculino, negro, divorciado, lavrador, residente da cidade de Bacabal-MA, na Rua 17 de abril, 128, Bairro da Areia. hipertenso, faz uso das medicações antipertensivas Hidroclorotiazida e Lorsatana Potássica, e analgésico Tandratomol pois relata sentir constantes “dores na coluna”, nega tabagismo, etilismo, diabetes, diz ser alérgico a dipirona. Relata que notou a presença de hiperemia no MID, porém, não procurou atendimento médico. No dia 05/08/13 foi admitido ao Hospital Pronto Socorro de Bacabal no setor de clinica médica queixando-se de dor no MID apresentando edema, eritema e febre, com diagnostico inicial de Erisipela. Após avaliação do quadro foi encaminhado, dia 07/08/13, ao centro cirúrgico para realização de desbridamento de MID e posteriormente admitido ao setor de clinica cirúrgica.