ESTUDO DE CASO – ROGER AGNELLI E A CVRD

Páginas: 5 (1124 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO NA ENGENHARIA
DATA: 16/09/2014

ESTUDO DE CASO – ROGER AGNELLI E A CVRD


1. A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização? Pesquise informações complementares.

A CVRD foi privatizada em leilão muito conturbado e diferente pois enquanto dalado de fora havia uma “guerra” pela NÃO privatização da CVRD do lado de dentro se via e ouvia sorrisos de alegria pela venda da empresa. Do lado de fora os protestantes urravam contra a venda com argumentos como corrupção, desigualdade, roubo, o prejuízo para o estado, a tirada da soberania nacional e o argumento de que ela foi levantada com suor e sangue de brasileiros que mesmo durante a guerrativeram seus impostos investidos no que seria uma das “meninas dos olhos” no que se refere a empresas estatais, ; enquanto do lado de dentro, do lado dos que aprovavam a privatização argumentos surgiam como a melhoria do serviços, abertura de vagas de empregos, a falta da corrupção,a ausência do “apadrinhamento político”, tais argumentos apesar de terem seu peso não foram suficientes paraconvencer o povo dos benefícios (benefícios para quem?) da privatização, mas, foram suficientes para concretizar o projeto.

2. Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do BRADESCO e da CVRD.
Roger Agnelli demonstrou, segundo o americano Robert Katz, habilidade de um verdadeiro administrador durante suatrajetória profissional. No início de sua carreira no Bradesco se destacou por demonstrar suas habilidades humanas com seu perfil de negociador agressivo, pela forma de comunicação externa e interna e por causa de ser uma das poucas pessoas fluentes em inglês fluente; já na Companhia do Vale do Rio Doce (CVRD) Agnelli demonstrou habilidades conceituais e técnicas quando pelos conhecimentos e experiênciasanteriores na administração da Bradespar S/A (habilidades técnicas) Resolveu tomar iniciativas como a venda de negócios para investir no foco principal da CVRD que é a mineração e na internacionalização das atividades da empresa.



3. De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?

A medidaque Roger Agnelli assumia novos desafios sua habilidades de gerenciamento foram se destacando e se tornavam relevantes a medida que ele “caminhava” por diferentes setores da administração de (principalmente na sua trajetória no Bradesco) situações do cotidiano e suas reações a elas foram a maneira para que essas habilidades fossem se desenvolvendo na sua história profissional.


4. Quais osprincipais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da CVRD?

Ao chegar a presidência da Companhia do Vale do Rio Doce (CVRD), Roger Agnelli foi posto a prova, pois teve de enfrentar dificuldades como a divergência entre Benjamin Steinbruch da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e os demais administradores da CVRD quanto ao rumo estratégico da empresa; caso permanecesse esseimpasse haveria grandes riscos da perca de grandes oportunidades, sem contar a falta de confiança por assumir um cargo que ele não eram especialista em mineração e nunca havia presidido uma empresa tão grande como a CVRD.



5. Roger Agnelli já planejava o futuro da CVRD antes mesmo de assumir sua presidência. Você concorda com essa afirmação?

Sim, visto que Roger Agnelli ao assumir apresidência da Companhia do Vale do Rio Doce (CVRD) mostrou que sempre teve um plano estratégico de longo prazo focando a CVRD somente na área da mineração tomando medidas imediatas que para muitos seria loucura, pois ao assumir a diretoria da empresa uma das primeiras decisões foi a venda de negócios que juntos somaram 2,1 bilhões de dólares que foram investidos na compra de 12 empresas de mineração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de Caso de Roger Agnelli e CVRD
  • Estudo de Caso
  • Estudo de caso- Roger Agnelli e a CVRD
  • Estudo de caso cvrd e roger agnelli
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso: roger agnelli e a cvrd
  • Caso roger agnelli e a cvrd
  • Respostas, estudo de caso: roger agnelli e a cvrd

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!