Estudo De Caso Reposicionando A Ranbaxy

425 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM Gestão Financeira e Controladoria
Fichamento de Estudo de Caso

Nome do aluno (a) Jaqueline de Souza Carlos Pereira

Trabalho da disciplina Economia Empresarial Tutor: Prof. Ricardo Silveira

Belo Horizonte
2014

Estudo de Caso : Reposicionando a Ranbaxy

A indústria farmacêutica Indiana

REFERÊNCIA: KOTHAVALA, K; GHEMAWAT, P. Reposicionando a Ranbaxy. Harvard Business School. 1998.

Diante do estudo de caso em foco entende-se que a Ranbaxy como qualquer outra empresa multinacional, possuem matriz em um determinado país e atua em distintos territórios no mundo, com a instalação de filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra barata para diminuir seus custos de produção, tornando-se evidente também sua influência na economia e política.
No entanto, a Ranbaxy desde sua fundação em 1962, tornou-se em 20 anos uma das dez maiores empresas farmacêuticas na Índia, devido a suas estratégias de recursos humanos, fabricação, Marketing e P&D e dentre outras ações, conseguiu desenvolver seus projetos aplicando-os em países desenvolvidos e subdesenvolvidos de forma a expandir seus negócios e aumentar sua lucratividade.
A índia detinha de 56% das vendas farmacêuticas da Ranbaxy. Participações d eoutros mercados, portanto, apresentavam um aumento estável.
Vale ressaltar, o importante plano de marketing “... desenvolvimento de marca como um investimento chave nos países em desenvolvimento, ao contrário dos países desenvolvidos, onde focalizava produtos genéricos e princípios ativos”.
Com visão empreendedora, iniciou o processo de crescimento internacional, ampliando sua variedade de produtos e destinando seus recursos também em outros tipos de drogas, como as cardiovasculares.
Considerando a Organização da Ranbaxy que estava, historicamente, organizada em torno do mercado indiano, com as exportações sendo efetuadas através

Relacionados

  • Ranbaxy
    10869 palavras | 44 páginas