Estudo de Caso Patologia Cancer

Páginas: 6 (1312 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
PATOLOGIA COMPARADA (PAG004)











ESTUDO DE CASO








Ana Emília de Paiva
Rachel Rodrigues Lima
Renato Elias Moreira Júnior














Belo Horizonte, 03 de Novembro de 2014
QUESTÕES

1 Na figura abaixo, indicados pelas setas, podemos observar a presença de tumores do tipo fibropapiloma, que são comuns atualmentenas tartarugas marinhas. Quanto ao comportamento, como são classificados estes tumores? Quais são as implicações clínicas destes tumores?



O fibropapiloma é um tumor benigno. A fibropapilomatose é uma doença debilitante que se manifesta pela presença de tumores cutâneos, verrucosos, de tamanho variável. O tumor pode aparecer em qualquer parte do corpo do animal mas é mais comumente encontradonas nadadeiras, pescoço e região axilar. Esta doença também pode desencadear o aparecimento de fibromas viscerais. As tartarugas acometidas normalmente apresentam-se debilitadas, com perda de peso anormal e dificuldade de flutuação. Há casos em que a localização do tumor compromete a visão do animal ou ainda dificulta a locomoção e até a ingestão de alimentos, o que pode causar um severocomprometimento da capacidade de sobrevivência da tartaruga. Não existe um tratamento especifico para a fibropapilomatose. Em alguns casos, recomenda-se a remoção cirúrgica do tumor.
2 Um cão de 8 anos de idade é conduzido à clínica veterinária com manifestações clínicas de síndrome de feminilização (ginecomastia, atração de outros machos mimetizando uma fêmea no cio), perda da libido, atrofia de pênis,alopecia simétrica bilateral e hiperpigmentação cutânea. Ao exame clínico, observou-se que o testículo direito estava aumentado de volume e, o esquerdo, encontrava-se atrofiado. À análise macroscópica observou-se a presença de um nódulo bem delimitado de cerca de 2 cm de diâmetro no testículo direito. Baseado nisso, a veterinária suspeitou tratar-se de um sertolioma, que é um tumor de testículo,originário de células de Sertoli. Procedeu-se a orquiectomia. A análise histológica do tumor confirmou tratar-se de um sertolioma. Após orquiectomia, as manifestações clínicas gradualmente desapareceram.
(a) Como você denomina esse conjunto de manifestações clínicas apresentadas pelo animal?
Esse conjunto de manifestações clínicas é conhecido como hiperestrinismo ou síndrome paraneoplásica defeminização e é causada por hiperestrogenismo (alta concentração de estrogênio).

(b) Explique o porquê da ocorrência dessas manifestações clínicas.
Aproximadamente 25% dos cães com tumor das células de Sertoli apresentam hiperestrinismo (sinais de feminização) caracterizada clinicamente por alopecia simétrica bilateral e hiperpigmentação cutânea, atrofia do testículo contra lateral e pênis, hiperplasiaprostática, perda da libido e atração de cães machos pelo animal acometido mimetizando uma fêmea no cio. Isso ocorre, pois células de Sertoli têm natureza epitelial e são produtoras de hormônios estrogênicos, na qual há um grande aumento de concentração com o aumento do tumor, esse aumento de estrogênio além de ter um papel chave no desencadeamento dessas manifestações clínicas ainda inibe a ação datestosterona, o que contribui fortemente para tal processo. Os túbulos seminíferos no testículo contendo o tumor são atrofiados em decorrência da secreção de estrogênio pelo tumor e, além disso, estruturas adjacentes a neoplasias também sofrem compressão, devido á natureza expansiva do crescimento tumoral, o que também contribui para diminuição de produção de testosterona.

3 Uma cadela de 14anos e meio foi submetida a uma cirurgia para exérese (retirada) de um tumor de pele no membro posterior esquerdo. O tumor estava naquele mesmo local há cerca de 10 anos. Inicialmente, ele media em torno de 0,5 cm de diâmetro. Quando a cadela completou 14 anos, o tumor teve um crescimento rápido em um período de 8 meses (passando a medir 1,0 cm de diâmetro), ulcerou em sua porção central e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de caso Patologia
  • Estudo De Caso Patologia
  • Cancer de Pulmão: um estudo de caso
  • Patologia dos revestimentos
  • Estudo de caso: Câncer de mama
  • Patologias em pavimentos flexiveis
  • Estudo de caso: câncer de pulmão e anemia
  • Gengivoestomatite patologia envolvendo criança: estudo de caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!