Estudo de caso obesidade e bariatrica

Páginas: 26 (6266 palavras) Publicado: 28 de fevereiro de 2015
FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL E EDUCATIVA CRISTÃ DE ARIQUEMES - FAECA
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDÔNIA - IESUR
FACULDADES ASSOCIADAS DE ARIQUEMES – FAAr










Obesidade x Cirurgia Bariátrica


















Ariquemes
2014
HELLEN CAROLINE FACCIN DARTIBA










Obesidade x Cirurgia Bariátrica








Trabalho apresentado comorequisito de avaliação para obtenção de nota em Estágio de Clinica Cirúrgica supervisionado do curso de Bacharel em Enfermagem da Faculdade Associadas de Ariquemes - FAAr.

Docente: Aline Pereira Gomez


















Ariquemes
2014
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 4
HISTÓRICO 4
EXAME FISICO 4
PARÂMETROS VITAIS 5
DIAGNOSTICO MÉDICO 5
PATOLOGIA 5
INDICE DE MASSA CORPORAL 5CLASSIFICAÇÃO DA OBESIDADE 6
OBESIDADE MÓRBIDA 6
FISIOPATOLOGIA 7
FATORES DESENCADEANTES DA OBESIDADE 7
TRATAMENTO MEDICAMENTOSO 7
TRATAMENTO CIRURGICO - BARIÁTRICA 8
EXAMES PRÉ REQUISITOS PARA BARIÁTRICA 7
DIAGNÓSTICO E PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM 7
EVOLUÇÃO DE ENFERMAGEM EM PRÉ-OPERATÓRIO 8
EVOLUÇÃO DE ENFERMAGEM PÓS-OPERATÓRIO 8
PROGNÓSTICO 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS13











Introdução
Este trabalho abordará o estudo de caso de pré e pós-operatório de um paciente masculino de 44 anos, com obesidade, submetido á cirurgia de Bariátrica.
Será abordada a entrevista, o exame físico, a fisiopatologia da doença de obesidade, tratamento medicamentoso e cirúrgico, o e todo processo de Enfermagem, como diagnóstico de Enfermagem, prescrição deEnfermagem e evolução. ( ajustar )
A elevada prevalência da obesidade atingiu níveis expressivos nos últimos anos. Esse aumento vem ocorrendo mais dramaticamente nos países economicamente desenvolvidos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a obesidade tornou-se atualmente um importante problema de saúde pública. Essa prevalência vem ocorrendo em todos os grupos socioeconômicos independentesda idade, sexo ou etnia.
Nos últimos 30 anos, o Brasil vem definindo características marcantes no processo de transição nutricional, substituindo rapidamente o problema de escassez de alimentos pelo excesso, ocorrendo uma considerável redução na prevalência da desnutrição infantil em comparação ao significativo aumento dos casos de obesidade em adultos.
Nos dias atuais, a Cirurgia bariátricavem sendo o tratamento mais procurado como recurso à obesidade mórbida, o que demanda não somente esforço e investimento do paciente e seus familiares, mas um suporte de qualidade e efetivo, da equipe de enfermagem, pois o paciente obeso mórbido que se submete ao ato cirúrgico requer cuidados específicos de enfermagem, principalmente pela dificuldade de adesão ao tratamento, bem como pelos riscospré e pós-operatórios que o acompanham. A partir desses fatos percebemos a importância de uma avaliação minuciosa para chegar aos diagnósticos de enfermagem.








Histórico do paciente
A.Z.N, 44 anos, masculino, casado, católico, 3 filhos, comerciante, natural de Vila Verde/ES, reside em Buritis/RO em casa própria de alvenaria, com sua esposa e filhos, faz uso de água mineral paraingestão e água do poço para demais atividades, nega ser tabagista e etilista, nega alergia á qualquer tipo de medicamento ou alimentação, relata ser hipertenso, faz uso de Aracor HCT 12,5 mg todos os dias pela manhã, relata ser hipertenso, há 2 anos realizou cirurgia de apendicectomia. Foi admitido no Hospital Monte Sinai em Ariquemes, no dia 04/09/2014 ás 07:30, para tratamento cirúrgico debariátrica, calmo e orientado, em jejum á 24 horas, deambulando, acompanhado de sua esposa. Encontra-se em período pós-operatório imediato.

Exame físico
Consciente, orientado, hidratado, afebril, deambulando, movimentos oculares bilateralmente iguais, sem nistagmo, pupilas isocóricas fotorreagentes, acuidade visual e auditiva normais, olhos brilhantes, pálpebras se fecham completamente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de caso obesidade infantil
  • Estudo de Caso
  • Obesidade Infantil
  • Estudo de caso de obesidade
  • Estudo de Caso Paciente com Obesidade
  • Estudo de Caso
  • CAUSAS E CONCEQUÊNCIAS DA OBESIDADE GRAU III EM UM ESTUDO DE CASO
  • Obesidade não é apenas um problema estético. estudo de caso de geni

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!