ESTUDO DE CASO naianna

400 palavras 2 páginas
ESTUDO DE CASO

Vera da Silva sofreu um acidente de moto enquanto trafegava pelas ruas do centro de Mossoró. Como teve uma fratura, foi levada para o Hospital Tarcísio Maia. Após ser atendida, medicada e ter a perna imobilizada, Vera ainda ficou em observação por ter sofrido uma pancada na cabeça.
Vera já sabia que em caso de acidente de trânsito teria direito ao seguro DPVAT. Como ainda tinha muitas dúvidas, pediu para que a enfermeira chamasse a assistente social para que assim tirasse suas dúvidas e recebesse os encaminhamentos necessários para acessar o direito.
A assistente social veio até o leito e tirou as dúvidas de Vera e prestou orientações previdenciárias também, já que devido á fratura, Vera precisaria entrar de licença.
A assistente social voltou à sua sala. Pouco depois a irmã de Vera, quando passava pelo corredor, ouviu a profissional comentar entre as colegas: “Fui ali tirar mais uma dúvida sobre DPVAT. Ave Maria! Esses motoqueiros parecem que andam é se jogando na frente dos carros pra receber DPVAT! Essa daí deve tá é querendo gastar esse dinheiro em Tibau!”. Responda: 1 Comente sobre a postura da assistente social.
De acordo com oque foi exposto no caso em questão, a assistente social garantiu plena informação ao usuário, porém não resguardou o sigilo profissional sobre o caso. E de acordo com código de ética, art 17 e 18 a assistente social que atendeu Vera Lucia foi antiética, não manteve sigilo, tratou o usuário de forma discriminatória e vexatória.
Art. 17 É vedado ao assistente social revelar sigilo profissional.
Art. 18 A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do/a usuário/a, de terceiros/as e da coletividade.

2 Como você avalia a importância da ética na prática profissional?
A Ética profissional é de suma importância para o profissional, pois o profissional que não tem ética esta ferindo o código de ética,

Relacionados

  • A constituição do discurso em O Pequeno Príncipe
    13636 palavras | 55 páginas