ESTUDO DE CASO: MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ E A USINA DE BENEFICIAMENTO E RECICLAGEM DE MADEIRAS, E SUA IMPORTÂNCIA NA ATUALIDADE.

3132 palavras 13 páginas
ESTUDO DE CASO: MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ E A USINA DE
BENEFICIAMENTO E RECICLAGEM DE MADEIRAS, E SUA
IMPORTÂNCIA NA ATUALIDADE.
Ana Karina Benatti
Jéssica Daniely Marques dos Santos
Kauane Ferreira Lucena
Maria Jussara Araújo Damasceno
Thiago Fernando Lopes
Orientadora: Mª. Márcia Pinheiro
Resumo
A ideia do pensamento sustentável, como é conhecida hoje, surgiu na década de 1.990 com as organizações tentando melhorar sua imagem junto à sociedade através de ações de cunho socioambiental. Porém, nos últimos anos, a mídia e o próprio governo têm incentivado e divulgado um estilo de vida ecologicamente responsável de forma a criar na população um pensamento de conservação dos recursos naturais, a fim de que as próximas gerações possam ter garantidos esses recursos não renováveis.
Os resíduos de madeira são para os grandes centros urbanos do país uma questão que demanda atenção e ação, pois entulhos depositados em terrenos abandonados ou mesmo descartados nos aterros sanitários são vetores de animais transmissores de doenças, como ratos, baratas e escorpiões.
Além disso, estima-se que cerca de 30 milhões de toneladas desse tipo de material é descartado anualmente pelas empresas e pela sociedade. Identificar possíveis soluções para essa problemática mostra-se igualmente responsável e rentável. A prefeitura de Santo André, em parceria com o SEMASA desenvolveu e implantou um projeto de uma usina de reciclagem e beneficiamento da madeira, visando resolver problemas relacionados ao lixo urbano e entulhos advindos de reformas,

podas das árvores, e a destinação incorreta de qualquer resíduo de madeira. Com isso, foi possível tanto eliminar o descarte de cerca de 450 toneladas de resíduos de madeira no aterro municipal, quanto gerar renda para as pessoas envolvidas com o projeto. Na usina, os resíduos são processados e transformados em cavacos, os quais são vendidos para indústrias cimenteiras e caldeirarias, que os utilizam

Relacionados