ESTUDO DE CASO MARKETING COMERCIAL

Páginas: 11 (2541 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2015
universidade paulista - unip
design de interiores







naliene do carmo pinheiro








design de interiores comercial: farm, um estude caso.



















goiânia
2015
universidade PAULISTA - UNIP
deSIGN DE INTERIORES





nALIENE DO CARMO PINHEIRO






design de interiores comercial: farm, um estude caso.Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Design de Interiores (Intervenção).












goiânia
2015

sumário
CAPÍTULO 1 - O DESIGN DE INTERIORES COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING COMERCIAL 3
CAPÍTULO 2 - A FARM 4
2.1 O Público Farm 7
2.2 Bel Lobo para Farm 9
CAPÍTULO 3 - FARM HARMONIA 12








CAPÍTULO 1 - O DESIGN DE INTERIORES COMOESTRATÉGIA DE MARKETING COMERCIAL
A Sociedade assumiu um comportamento absolutamente consumista, o desejo de comprar está cada dia mais ligado com a experiência de compra que com o próprio objeto de desejo. A arquitetura comercial foi obrigada a considerar fatores mais importantes que o bom gosto e a pura decoração. A forma como os clientes interagem com a loja, visualizarão e terão acesso aos produtos éum ponto fundamental a ser levado em consideração, por exemplo. Segundo Baudrillard:
A escolha fundamental, inconsciente e automática do consumidor é aceitar o estilo de vida de determinada sociedade particular (por tanto deixa de ser escolha) – acabando igualmente por se desmentida a teoria da autonomia do consumidor. (BRAUDRILLARD, 1995.)
O projeto, quando bem executado é capaz de atrair opúblico e fazer com que permaneçam mais tempo dentro da loja. Por outro lado se mal executado pode causar desconforto nos visitantes e expulsar potenciais clientes. Os lojistas que já se deram conta disso têm obtido bons resultados, tanto os instalados em shoppings, quanto os alocados nas ruas. 
Para atender as necessidades dos espaços comerciais em fachadas, vitrines e áreas de atendimento, oprojeto de interiores vem se tornando cada vez mais complexo. Cada tipo de loja precisa de uma abordagem que considere o perfil do público-alvo e características dos produtos vendidos. Seja qual for o tipo da loja e o perfil do consumidor, o projeto deve ser capaz de convidar o público a entrar e a conhecer as mercadorias.
Recomenda-se que o projeto seja dramático e de grande apelo cênico. O que nãopode interferir a funcionalidade e harmonia do ambiente. O grande desafio é tornar o ambiente o mais atemporal possível, já que ele vai precisar se adaptar a várias temporadas e coleções de produtos da marca.
Para funcionar recomenda-se que o projeto represente o conceito da marca. Por esse motivo é essencial que o designer conheça bem o produto vendido pela marca, sua história e relação com oconsumidor.
CAPÍTULO 2 - A FARM
A Farm nasceu em uma barraca na feira alternativa Babilônia no Rio de Janeiro em 1997. Em menos de seis meses a marca dos sócios Kátia Barros e Marcello Bastos foi a grande sensação da feira, batendo recordes de vendas. Assim, a Babilônia Feira Hype ficou pequena para a grife.

Em 1999, a FARM abriu sua primeira loja, no Posto 6, em Copacabana. Em 2001, asegunda, no Fórum de Ipanema. E, em dezembro do mesmo ano, foi inaugurada a terceira loja da marca, no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca. A expectativa de vendas era de 15 mil peças naquele fim de ano. O resultado: 42 mil peças.
A FARM não demorou a ir além das fronteiras da cidade: a quarta loja foi aberta em Búzios e o destino seguinte foi Belo Horizonte, no Pátio Savassi. O faturamento da lojada capital mineira foi 2,8 vezes maior do que a melhor loja de vendas do Rio.
Em outubro de 2002, a FARM se instalou num edifício comercial no centro da cidade, gerando um crescimento de 20% das vendas em toda a rede. O ano seguinte foi um dos mais importantes para o direcionamento da marca. A FARM decidiu não abrir lojas nos grandes shoppings e inaugurou uma loja no Shopping da Gávea – o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTUDO DE CASO Edifico Comercial
  • Estudo de Caso – Gestão Comercial
  • Estudos de caso
  • Marketing
  • Estudo de caso – marketing
  • Estudo de caso: Marketing
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso para marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!