estudo de caso malária na gravidez

Páginas: 9 (2195 palavras) Publicado: 2 de julho de 2013
FACULDADE SEAMA
EDILANE SUCUPIRA
GLENDA DO COUTO BARROSO








ESTUDO DE CASO









MACAPÁ-AP
2011
FACULDADE SEAMA
EDILANE SUCUPIRA
GLENDA DO COUTO BARROSO








ESTUDO DE CASO


Trabalho realizado como requisito avaliativo da Disciplina de estágio supervisionado II: ambiente hospitalar do Curso de Enfermagem, da Faculdade SEAMA, sob orientação dadocente Viviane Cardoso.





MACAPÁ-AP
2011
INTRODUÇÃO
Estudo de caso realizado em um hospital público especializado no atendimento obstétrico ginecológico, de nome Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), localizado em Macapá-AP, situado na Av: Fab, centro. A pesquisa iniciou-se no período de estágio supervisionado II – Ambiente hospitalar no dia 29 de Agosto a 15 de Setembro. O estudo de casodescreve a historia clinica de uma gestante admitida em decorrência de infecção por malária.
OBJETIVOS
Descrever o estudo de caso
Analisar os cuidados prestados pela enfermagem
Conhecer a patologia e tratamento realizado
METODOLOGIA
O tipo de pesquisa trata-se de um estudo de caso, onde se descreve o seguinte roteiro: coleta de dados, exame físico, aspectos médicos e processos deenfermagem, onde cada um é destrinchado com informações complementares.
A coleta de dados deu-se através de entrevista aberta e pelos dados secundários oficiais adquiridos no prontuário da cliente.
O embasamento teórico fundamenta-se em livros e artigos científicos encontrados em banco de dados tais como: SCIELO(), que abrangem a temática em foco.
COLETA DE DADOS
Identificação
Paciente: L. C. SIdade: 26 anos
Sexo: Feminino
Tipo sanguíneo: B+
Situação conjugal: casada
Religião: evangélica
Grau de instrução: ensino médio
Profissão: auxiliar de consultório dentário
Moradia: casa mista
Entrevista
A gestante foi admitida no hospital da mulher Mãe Luzia, acompanhada por sua genitora, deambulando, referindo febre matutina, calafrios, astenia, algia lombar, cefaléia e náuseas a 3 dias,aceitando parcialmente dieta oferecida, no momento da entrevista apresentava-se irritada, agitada, taquipnéica, febrícula, pouco comunicativa em decorrência do desconforto respiratório.
Antecedentes pessoais
Cliente nega, reação alérgica a medicamentos e alimentos, nega hipertensão, diabetes, etilismo, tabagismo e o uso de drogas ilícitas.
Antecedentes obstétricos
G2; P0; A0 relatou que aprimeira gestação foi de parto cesariano.
Antecedentes familiares
Mãe hipertensa
Antecedentes epidemiológicos
Esteve recentemente no município de Pedra Branca, após essa viagem iniciou o aparecimento de febre intensa.
EXAME FISICO
Gestante consciente, calma, couro cabeludo com boa higienização, pele hipocorada, pupilas isocóricas, narinas simétricas respiração com auxilio de O² 3l por min.sob cateter nasal do tipo óculos, acuidade auditiva D e E normal, boca hidratada com boa higienização sem presença de halitose, dentes próprios sem presença de cáries, língua saburrosa, pescoço sem presença de gânglios palpáveis, tórax simétricos, mamas endurecidas, mamilos protusos e com presença de colostro, aréolas hiperpigmentadas com presença de tubérculos de Montgomery, abdômen distendido compresença de estrias e incisão cirúrgica na região pélvica, MMII e MMSS sem presença de edema, genitálias não examinadas, SSVV PA: 120x70 mmHg, P: 120 bcpm R: 60 mrpm, T: 37.2°, peso: 70 kg, altura: 1.55, IMC: 29(sobrepeso), IG: 28s 4d
DIAGNÓSTICO MÉDICO
Malária vivax
PATOLOGIA
Malária
CONCEITO
A malaria é uma doença infecciosa, febril aguda, não contagiosa, causada por protozoários dogênero Plasmodium, caracterizada por febre alta acompanhada de calafrios, suores e cefaléia, que ocorrem em padrões cíclicos, a depender da espécie do parasito infectante (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008).
É uma doença típica dos trópicos e encontra-se com mais freqüência no Brasil, na região Amazônica, que envolve o Estado do Pará, Amazonas e Amapá (LOMBA, 2006), pois, devido a condições ecologicas a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de caso
  • MALARIA NA GRAVIDEZ
  • Apresentação Malária e Gravidez
  • Prevenção e Controlo da Malária durante a gravidez
  • O CUIDADO DE ENFERMAGEM NO ÂMBITO EMOCIONAL E SOCIAL DA GRAVIDEZ: UM ESTUDO DE CASO
  • Casos de malária e dados ambientais
  • Gravidez na adolescência e estudos
  • Estudo do comportamento da gravidez precoce

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!