Estudo de caso - Imunologia

Páginas: 4 (964 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS IV
NÚMERO DO CASO: 01
DATA DE APLICAÇÃO: 19/08/2013
VALOR TRABALHO ESCRITO: 8 pontos
VALOR AVALIAÇÃO SÓCIO AFETIVA: 2 pontos

Marli é cozinheira de uma famosa casa defestas de Belo Horizonte e tem 31 anos. No último mês, devido aos eventos relacionados às festas julinas, a demanda da cozinha foi muito intensa com dias em que fora feito o preparo de cardápios para3 eventos distintos.
No último final de semana, devido ao grande movimento, se distraiu enquanto picava um legume e acabou tendo um corte no dedo, que sangrou muito. Seus auxiliares a orientaram acolocar o dedo em água corrente para “lavar o machucado” e após, a mesma colou gelo no local para “ajudar a parar de sangrar”. Como precisava continuar trabalhando, fez um curativo e terminou oscardápios do dia. No dia seguinte, quando acordou, comentou com seu marido que, mesmo lavando o local em água corrente o corte estava avermelhado, com inchaço na pele ao redor e doía bastante. O mesmoorientou-a a passar Mertiolate (O mercuro-cromo não possui nenhum efeito anti-séptico e o tiomersal (princípio ativo do Merthiolate), pode irritar a pele) e colocar um novo curativo.
Durante o dia detrabalho o machucado incomodou bastante e ao chegar em casa à noite, a mesma observou que havia se formado pus no local. Para melhorar sua situação, recebeu um telefonema da escola de sua filha avisando quea mesma estava com rubéola. Como não poderia deixar de trabalhar, resolveu conversar com seu vizinho, estudante de enfermagem.
Everaldo, o vizinho, disse a Marli que esta quantidade de pus formadaem seu dedo é em razão do infiltrado leucocitário e está relacionado à sua imunidade natural, que respondera à agressão da barreira física formada pela pele do dedo. Já em relação à Jéssica, sua filha,o enfermeiro orientou que a menina ficasse em repouso e ingerisse bastante líquido. Preocupada com uma possível transmissão da doença da filha para ela ficou sabendo que, como foi vacinada, não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo dirigido de Imunologia
  • ESTUDO DIRIGIDO IMUNOLOGIA
  • Casos clinicos imunologia
  • Estudo dirigido Imunologia
  • Estudo Dirigido Imunologia
  • ESTUDO DIRIGIDO DE IMUNOLOGIA
  • Estudo Dirigido Imunologia
  • Estudo de Imunologia Incompleto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!