Estudo de Caso Ileostomia

Páginas: 14 (3414 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências da Saúde
Curso de Graduação em Enfermagem








Raquel Trevizan Barros – RA A6089C0
Diego Santos de Paula – RA A7756IB8









Estudo de caso: Câncer Colorretal















Araçatuba
2014

Raquel Trevizan Barros – RA A6089C0
Diego Santos de Paula – RA A7756IB8Estudo de caso: Câncer Colorretal


















Araçatuba
2014
RESUMO


O estudo de caso apresentado à disciplina de Atividade Pratica Supervisionado do curso de graduação em Enfermagem, do Instituto de Ciências da Saúde, UNIP – Campus Araçatuba, foi realizado no Núcleo de Gestão Assistencial II do município de Araçatuba, durante o estágio curricular deenfermagem transcorrido no período de 13 de Março a 20 de março de 2014. Trata-se estudo de caso clínico, exploratório descritivo de um paciente portador de ileostomia. O objetivo do estudo é elaborar a sistematização da assistência de enfermagem baseada em dados de um caso clínico. Utilizamos como modelo para assistência de enfermagem e coleta de dados a Teoria de Dorothea Orem, a Teoria doautocuidado.


























SUMÁRIO






















1 Introdução

O estudo de caso apresentado à disciplina de Atividade Pratica Supervisionado do curso de graduação em Enfermagem, do Instituto de Ciências da Saúde, UNIP – Campus Araçatuba, tem como requisito parcial para aprovação da disciplina.
O presente estudo de caso foirealizado no Núcleo de Gestão Assistencial II do município de Araçatuba, durante o estágio curricular de enfermagem transcorrido no período de 13 de Março a 20 de março de 2014.
A paciente após cirurgia de remoção de câncer colorretal apresentava transtornos psicológicos devido à ileostomia, e devido a cuidados inadequados com a ileostomia desenvolveu lesão de epiderme leve, levando a paciente aprocurar cuidado especifico em relação à ileostomia.
O motivo da escolha da paciente para o estudo foi, que sua patologia exige um acompanhamento em nível terciário, principalmente após á cirurgia a qual fora submetida, onde foi necessária a inserção da ileostomia que requer cuidados de enfermagem específicos.

Teorias de Enfermagem
Utilizamos como modelo para assistência de enfermagem ecoleta de dados a Teoria de Dorothea Orem em que segundo Leopardi (1999) e George (2000) a Teoria do autocuidado de Dorothea Orem tem como premissa básica, a crença de que o ser humano tem habilidades próprias para promover o cuidado de si mesmo, e que pode se beneficiar com o cuidado da equipe de enfermagem quando apresentar incapacidade de autocuidado ocasionado pela falta de saúde.
O processo deenfermagem proposto por Orem, em George (2000) e Leopardi (1999), envolve as seguintes etapas:
Etapa 1 - fase de diagnóstico e prescrição, que determina as necessidades ou não de cuidados de enfermagem. É realizada a coleta de dados do indivíduo, acerca dos conhecimentos, habilidades, motivação e orientação da pessoa, sendo agrupados os dados específicos nas áreas das necessidades deautocuidado, de desenvolvimento e de anormalidade, bem como, as suas interligações.
Etapa 2 - é a fase do planejamento da assistência de enfermagem, bem como do planejamento da execução das ações de enfermagem. Sendo criado um processo de ação imediata (compensatório), ação com resultado em curto prazo (parcialmente compensatória) ou de apoio-educação (com resultado em longo prazo). As duas açõesenvolvidas no planejamento da assistência de enfermagem seriam: 1) organização dos componentes das exigências terapêuticas de autocuidado dos pacientes; 2) a seleção da combinação de maneiras de auxílio que sejam, ao mesmo tempo, efetivas e eficientes na tarefa de compensar ou diminuir os déficits de autocuidado dos pacientes. Portanto, seguindo a proposta teoria de Orem, as metas são compatíveis com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de caso
  • ESTUDO DE CASO: “CASO PINHEIRINHO”
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • estudo de caso
  • Estudo de caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!