Estudo de Caso Hotel Srum x PMBOK

Páginas: 2 (368 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2013
SCRUM X PMBOK


O propósito principal do PMBOK é identificar o subconjunto de conhecimentos sobre a profissão, através de práticas tradicionais e inovadoras, aplicáveis para a maior parte dosprojetos, na maior parte do tempo. Além disso, busca fornecer um guia genérico para todas as áreas de projetos, seja uma obra de construção civil, um processo de fabricação industrial ou a produção de umsoftware. E também provê um vocabulário único para a gerência de projetos, padronizando seus termos.
O SCRUM é uma metodologia ágil, relativamente nova e poucas empresas no Brasil têm utilizado osbenefícios desta abordagem. Apenas recentemente, a expressão "Métodos Ágeis" vem se tornando mais popular, pois usa uma técnica simplificada. No entanto, "ser simples" geralmente é confundido com faltade controle e completa anarquia.

A abordagem ágil (SCRUM), assim como a abordagem tradicional (PMBOK), possui características positivas e negativas, sendo que a principal diferença entre as duasestá no conjunto de pressupostos de cada uma. É possível afirmar, ainda, que existe uma sinergia muito grande entre as duas metodologias, ou seja, uma pode complementar a outra.

O gerente deprojetos, em geral, realiza o papel de SCRUM Master, agindo como um facilitador e não tomando as decisões sozinho, pois outra característica implícita do SCRUM é que o time deve ser participativo em todas asdecisões (inclusive de planejamento). Além disso, o SCRUM promove uma ampla comunicação entre os stakeholders envolvidos no desenvolvimento do projeto, o que é uma característica fundamental dasmetodologias ágeis de desenvolvimento.

Portanto, como as Metodologias Ágeis são mais usadas para projetos complexos, processos empíricos, para experimentação e adaptação dos processos, de forma que osobjetivos do projeto sejam atingidos. Já para projetos simples, as boas práticas indicam os processos que devem ser seguidos para o projeto ser um sucesso, como é o caso do PMBOK, porém, muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudo de caso hotel Fasano
  • Estudo de caso hotel
  • Estudo de caso Hotel Urbano
  • Estudo de Caso Hotel Fasano
  • Estudo de Caso Hotel
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso – hotel
  • Caso para estudo: Hotel Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!