Estudo de Caso Hotel Srum x PMBOK

368 palavras 2 páginas
SCRUM X PMBOK

O propósito principal do PMBOK é identificar o subconjunto de conhecimentos sobre a profissão, através de práticas tradicionais e inovadoras, aplicáveis para a maior parte dos projetos, na maior parte do tempo. Além disso, busca fornecer um guia genérico para todas as áreas de projetos, seja uma obra de construção civil, um processo de fabricação industrial ou a produção de um software. E também provê um vocabulário único para a gerência de projetos, padronizando seus termos.
O SCRUM é uma metodologia ágil, relativamente nova e poucas empresas no Brasil têm utilizado os benefícios desta abordagem. Apenas recentemente, a expressão "Métodos Ágeis" vem se tornando mais popular, pois usa uma técnica simplificada. No entanto, "ser simples" geralmente é confundido com falta de controle e completa anarquia.

A abordagem ágil (SCRUM), assim como a abordagem tradicional (PMBOK), possui características positivas e negativas, sendo que a principal diferença entre as duas está no conjunto de pressupostos de cada uma. É possível afirmar, ainda, que existe uma sinergia muito grande entre as duas metodologias, ou seja, uma pode complementar a outra.

O gerente de projetos, em geral, realiza o papel de SCRUM Master, agindo como um facilitador e não tomando as decisões sozinho, pois outra característica implícita do SCRUM é que o time deve ser participativo em todas as decisões (inclusive de planejamento). Além disso, o SCRUM promove uma ampla comunicação entre os stakeholders envolvidos no desenvolvimento do projeto, o que é uma característica fundamental das metodologias ágeis de desenvolvimento.

Portanto, como as Metodologias Ágeis são mais usadas para projetos complexos, processos empíricos, para experimentação e adaptação dos processos, de forma que os objetivos do projeto sejam atingidos. Já para projetos simples, as boas práticas indicam os processos que devem ser seguidos para o projeto ser um sucesso, como é o caso do PMBOK, porém, muito

Relacionados