Estudo de caso - gestão de suprimentos

Páginas: 6 (1365 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
ATIVIDADE VIRTUAL II

1) Como a Motorola poderia evitar o excesso de estoque, em face do que ocorreu? Justificar em no mínimo cinco linhas

Não houve monitoramento nem planejamento do seu estoque. A Motorola não procurou avaliar o crescimento da demanda de celulares em relação à real demanda por celulares no mercado americano. Os resultados de crescimento das vendas nos últimos três anosiriam mostrar um gráfico bem inferior aos pedidos colocados pelos distribuidores. Esses em função da demanda que estava em crescimento acelerado e preocupado com o possível erro de previsão inflacionaram seus pedidos. Com isso a Motorola estocou um volume bem acima da demanda real que ocorreu. A Motorola poderia ter evitado seus elevados estoques em função de vendas não realizadas com o uso de métodosde calculo de previsão de demanda, com avaliação qualitativa da situação de mercado e com negociação adequada com seus parceiros varejistas.

2) Como a Motorola poderia agir para que pedidos exagerados não ocorram novamente? Justificar em no mínimo cinco linhas

Implementar um programa de logística integrada fortalecendo o gerenciamento da cadeia de suprimentos formando forte parceria com osvarejistas. Trabalhar com o SCM em Just In Time para proporcionar confiabilidade a todos os clientes.

O Supply Chain Management (SCM) é a gestão da cadeia de fornecimento. Segundo alguns estudiosos, a competição no mercado global não ocorre entre empresas, mas entre cadeias de fornecimento. A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia permite aos executivos avaliar, pontosfortes, e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos, aumento da qualidade, entre outros, aumentando a competitividade do produto e/ou criando valor agregado e diferenciais em relação a concorrência.

Os resultados que se esperam da utilização de sistemas que automatizem o SCM são:

Reduzir custos;
Aumentar a eficiência;Ampliar os lucros;
Melhorar os tempos de ciclos da cadeia de fornecimento;
Melhorar o desempenho nos relacionamentos com clientes e fornecedores;
Desenvolver serviços de valor acrescentado que dão a uma empresa uma vantagem competitiva;
Obter o produto certo, no lugar certo, na quantidade certa e com o menor custo;
Manter o menor estoque possível.

Esses resultados são obtidos à medidaque a gestão da cadeia de fornecimento simplificar e acelerar as operações que estão relacionadas com a forma como os pedidos do cliente são processados pelo sistema, até serem atendidos, e também, com a forma das matérias-primas serem adquiridas, e entregues, pelos processos de fabricação e distribuição.
Concluindo, é fundamental que as empresas se preocupem com a integração desses conjuntos desoluções de gestão, automatizadas através da tecnologia de informação (Simchi-Levi, 2003), pois só assim será possível obter maior vantagem estratégica e competitiva.

Um bom gerenciamento da cadeia de suprimentos começa na avaliação dos gastos, no modelo atual de compras, na avaliação dos índices financeiros aplicados na renovação dos contratos por fornecedores e etc, não basta colocar umsoftware de administração da cadeia, se não alterar o modelo de gerenciamento. A idéia do Supply Chain é reduzir as atividades táticas, ampliando a ação estratégica.

A área de suprimentos hoje, diferentemente de ontem, é responsável pelos resultados da empresa, a sinergia - ação dos órgãos simultaneamente, desenvolvida entre os departamentos fortalece a área que hoje, não só acompanha a aplicaçãodos contratos, mas como é responsável por todo o período de negociação. Os fornecedores nesse momento passam a ser parceiros no desenvolvimento de produtos, a quantidade de fornecedores é reduzida e o controle dos KPI´s acordados passam a ser mais bem administrada, vis a vis, a possibilidade de relatórios emitidos pela ferramenta utilizada, com equalizações e demonstrativos de resultados.

O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTUDO DE CASO Cadeia De Suprimento
  • Gestão da cadeia de suprimentos de hortifrutis: estudo de caso de uma empresa varejista de minas gerais
  • GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
  • Estudo de caso
  • GESTÃO DE CUSTOS (ESTUDO DE CASO)
  • GESTÃO DE PESSOAS
  • Tecnologia de gestão estudo de caso
  • Estudo de caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!