Estudo de caso fundição rio negro

Páginas: 8 (1906 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2012
CASO FUNDIÇÃO RIO NEGRO


A Fundição Rio Negro é uma empresa de médio porte cujo ramo de atividade é a produção e venda de equipamentos e maquinarias para fundição. Sua diretoria se compõe de:
Diretor-Presidente: Alberto dos Santos Novaes
Diretor Comercial: Júlio Siqueira Campos
Diretor Industrial: Marcos Roberto Magalhães


Alberto dos Santos Novaes é umapessoa desinteressada pelos problemas da empresa, deixando-os a cargo de outros diretores. Não se preocupa nem com os operários nem com o trabalho. É o acionista majoritário da empresa, importando se apenas com sua situação financeira e com seu status social.
Júlio Siqueira Campos está ligado ao setor de Vendas. Ficam a seu cargo as comissões sobre as vendas próprias e dos outros vendedores,no que tem demonstrado excesso de interesse, pois solicita mensalmente o custo dos equipamentos, peças e acessórios, para posterior ajuste no preço, aumentando, assim, suas comissões nas vendas. Divide o número de ações com o terceiro diretor, Marcos Roberto Magalhães. Este é voltado exclusivamente para a Produção, porém levando em consideração as condições de seus subordinados. Constantemente,supervisiona a fábrica no que se refere ao serviço dos operários. Quando encontra alguma dificuldade, costuma dirigir-se ao encarregado do setor, porém, em alguns casos de indisciplina ou falha técnica, não respeita a autoridade do mestre, dirigindo-se diretamente ao operário.
Cada um dos diretores possui autoridade suficiente para contratar novos empregados e despedi-los sem dar satisfaçãoa nenhum dos outros, não permitindo qualquer intervenção em suas respectivas áreas.
A empresa fabrica equipamentos padronizados para fundição, por meio de produção em série, e equipamentos diferenciados sob encomenda, conforme especificações solicitadas pelos clientes. É a única empresa que produz tal tipo de equipamento no país.
O Departamento de Compras está sob a gerência de LuizAlves Macedo, que executa suas tarefas mecanicamente, sem nenhum planejamento ou controle e sem o mínimo interesse pelo cargo que ocupa. Só funciona quando pressionado pelas circunstâncias. Luiz não é inexperiente, mas seu procedimento acarreta vários problemas para os demais setores da empresa, pois não se coordena nem mesmo com o setor de almoxarifado. Falta-lhe técnica de compras e sua função éindependente, sem nenhum superior supervisionando suas tarefas. Sua permanência dentro da empresa, apesar desses problemas, é devida à sua estreita amizade com o Diretor Industrial.
O Departamento Técnico está subordinado ao Diretor Industrial e apresenta sérias deficiências na elaboração de desenhos e projetos, erros nos cálculos, na escolha dos materiais similares no lugar dos originaise colocação de materiais em lugares indevidos no desenho e projeto. O seu gerente, Manoel de Oliveira, não se interessa em corrigir os erros encontrados nos desenhos e projetos, para não atrasar a produção do seu pessoal, acarretando problemas para o Departamento de Custos e principalmente para o Departamento de Produção, que corre o risco de confeccionar e produzir equipamentos com defeitos, casonenhum especialista neste tipo de equipamento localize o erro a tempo.
Com todos esses problemas, surgem atrasos na entrega dos equipamentos aos clientes e, às vezes, devoluções em virtude de defeitos apresentados ou desvios de especificações.
Em certa ocasião, uma fundição de grande renome efetuou diretamente a Júlio Siqueira Campos a compra de um equipamento, com data marcada paraa entrega. O pedido foi encaminhado pelo Diretor Comercial ao departamento competente, para as devidas providências. Houve, porém, um considerável atraso na execução do pedido, havendo necessidade de intervenção direta e constante do Diretor Comercial na produção. Apesar da demora e da insistência o equipamento foi concluído e entregue, mas devolvido alguns dias depois por ter apresentado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caso fundição rio negro
  • Fundição Rio Negro
  • madrid rio estudo de caso
  • Estudo De Caso Sal Rio Coadjuvante
  • caso para estudo hemocentro em rio vermelho
  • Estudo de Caso
  • ESTUDO DE CASO Rio Juqueri Cantareira
  • Estudo de caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!