Estudo de caso estoque

Páginas: 21 (5010 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Qualit@s - Revista Eletrônica - ISSN 1677- 4280 - Volume 4 - 2005 / número 1 Planejamento e Controle da Produção e a Gestão de Estoques – um Estudo de Caso em uma Metalúrgica Paraibana
Elthon Wanderley Pimentel (UFPB) ewp16@ig.com.br
Janaina Ferreira Marques de Melo (UFPB) jfmmelo@bol.com.br
Jucelândia Nascimento de Oliveira (UFPB) jucenascimento@yahoo.com.br

Resumo


Este artigo visaanalisar a gestão de estoques em uma metalúrgica paraibana, com o intuito de diagnosticar as atuais condições do estoque de matéria-prima – para apresentar os pontos críticos e positivos e indicar soluções capazes de auxiliar o processo decisório. Planejar é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa, principalmente devido ao caráter inconstante e competitivo que o mercado apresenta. OPlanejamento da Produção é indiscutivelmente essencial para garantir um bom desempenho da empresa manufatureira. A gestão de estoques é utilizada no âmbito da empresa, para controlar os custos e melhorar a qualidade dos produtos. Na metalúrgica em questão, foi analisada a gestão de estoques enfocando o estoque de matéria-prima, apresentando alguns pontos positivos e negativos diagnosticados no referidoestudo. Dentre os pontos positivos destaca-se o espaço estratégico para armazenamento - possui espaço para futuras expansões e a localização adequada dos produtos. O ponto negativo levantado refere à não utilização de índices que definam os níveis de estoques adequados. Para equacionar este problema indica-se a adoção de um dimensionamento dos níveis de estoque, pelo método de máximos e mínimos,o qual possibilitará calcular o nível de estoque eficiente – para que este possa ter o mínimo possível, mas que não provoque paradas no processo produtivo por falta de matéria-prima.

Palavras-chave: Gestão de estoques, Planejamento e a acompanhamento da Produção, matéria-prima.
1. Introdução

O atual cenário empresarial é caracterizado pela alta competitividade, pelo elevado grau deinstabilidade, e pelo processo violento de globalização – diante desta realidade, um número cada vez maior de empresas corre no sentido de buscar ferramentas e técnicas que as auxiliem no processo gerencial. Dentre estas ferramentas destaca-se o Planejamento e o Acompanhamento da Produção, contemplando a gestão de estoques.

As empresas competitivas possuem uma característica que as diferenciamdas outras - a sua sobrevivência está ligada à clara definição de seus objetivos e ao traçado antecipado dos possíveis caminhos a serem percorridos para atendê-los.

No transcorrer deste trabalho procurou-se evidenciar algumas ferramentas que auxiliem o processo decisório, que ainda não podem ser consideradas obsoletas, à medida que estas apresentam inegáveis contribuições para o bomdesempenho da empresa, dentre estas se destaca a Gestão de Estoques.

A programação dos estoques é imprescindível em termos financeiros, Lucena & Filho (2002) enfatizam que “existe um custo dos estoques que aumenta os custos operacionais e diminui os lucros, razão por que a boa administração dos mesmos é essencial”. Neste contexto, pretende-se analisar como metalúrgica em foco, trabalhaQualit@s - Revista Eletrônica - ISSN 1677- 4280 - Volume 4 - 2005 / número 1 com as questões referentes ao planejamento e gestão de estoques de matérias-primas, para operar de forma eficiente.

O presente trabalho está estruturado da seguinte forma: na segunda seção é apresentado o referencial teórico que fundamenta o trabalho. A terceira seção busca caracterizar a empresa. Na quarta estádescrita a gestão de estoques da empresa em questão. Na quinta são levantadas algumas soluções alternativas. Por fim, são apresentadas algumas considerações finais e as referências bibliográficas.

2. Referencial teórico

Para dar suporte teórico ao estudo em questão pretende-se levantar um estudo bibliográfico sobre o Planejamento e o Acompanhamento da Produção e a Gestão de Estoques...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de Caso
  • Estudo de caso
  • REALIZAÇÃO DOS ESTOQUES Um estudo de caso de uma siderúrgica.
  • Gestão de estoque – um estudo de caso em uma empresa comercial de aço
  • GESTÃO DE ESTOQUES: um estudo de caso em uma indústria de embalagens flexíveis
  • AUDITORIA NO SETOR DE ESTOQUE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA COMERCIAL
  • Gestão de estoque
  • CONTROLE INTERNO E DE ESTOQUES: UM ESTUDO DE CASO EM UM SUPERMERCADO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!