Estudo de caso: esquistossomose congênita

Páginas: 23 (5547 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
1 INTRODUÇÃO

A toxoplasmose é causada por um protozoário intracelular obrigatório, o Toxoplasma gondii (T. gondii), que infecta quase um terço da população mundial. A transmissão materno-fetal do parasita só ocorre quando a infecção é adquirida pela primeira vez na gravidez, podendo acarretar sequelas potencialmente graves para o feto, nomeadamente, atraso mental e morte fetal. (COELHO, 2010)Na toxoplasmose congênita, o parasita atinge o concepto por via transplacentária causando danos com diferentes graus de gravidade dependendo dos fatores como virulência, cepa do parasita, da capacidade da resposta imune da mãe e também do período gestacional em que a mulher se encontra, podendo resultar em morte fetal ou em graves sintomas clínicos. (DUNN et al., 1999). Assim sendo, oacompanhamento sorológico deveria ser periódico durante toda a gestação nas mulheres soronegativas, buscando o diagnóstico de uma possível primoinfecção. (VIDIGAL et al., 2002).
Infecção materna no segundo e terceiro trimestres de gestação: pode ocorrer prematuridade e ocasionar a chamada tétrade de Sabin: microcefalia, retinocoroidite, calcificações cerebrais e deficiência mental. (SABIN, 1942).
O fetopode apresentar hidrocefalia, resultado da estenose do aqueduto acompanhada, frequentemente, de obstrução da drenagem do sistema periventricular, necrose periventricular com macro ou microcefalia (em 50% dos casos), acentuada destruição da retina, retinocoroidite (em 90% dos pacientes com infecção), calcificações cerebrais (em 69%) e retardo mental ou perturbações neurológicas (em 60% dos casos),com sinais de encefalite com convulsões.
O recém-nascido também pode apresentar lesões iniciais como nódulos miliares disseminados por todo o encéfalo, ou em torno de focos necróticos; os ventrículos cerebrais podem estar dilatados e as lesões cerebrais podem se calcificar. (UEL, 2010)
A Enfermagem por ser ciência (dentre suas teorias) segundo Wanda Horta (1979 p. 13) propõe que “A conceituaçãoteórica holística - o ser humano é um todo – leva necessariamente à maior humanização, cada resposta do organismo envolve todos os recursos da pessoa; o todo do indivíduo reflete-se em cada aspecto do ser, na saúde e na doença.”
Neste relato de caso, procurou-se implementar de forma sistemática a assistência de Enfermagem, baseando-se no Processo de Enfermagem de Wanda de Aguiar Horta a um menorportador de Neuropatia crônica secundária à Toxoplasmose congênita, Hidrocefalia derivada, Catarata congênita bilateral e Escoliose, no Hospital Infantil Juvêncio Matos em São Luís – MA.
Observando que as demais patologias deste ser humano portador de Toxoplasmose congênita são secundárias a esta – direta ou indiretamente, fundamentalmente é necessário entender o processo patológico e asconsequências que se derivaram dele. Assim: Neuropatia congênita, Hidrocefalia derivada, Catarata congênita bilateral e Escoliose serão mais bem especificadas e detalhadas durante o desenvolvimento deste Relato de Caso.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

* Executar o Processo de Enfermagem ao menor L.C.C.C. acometido por Neuropatia congênita secundária a Toxoplasmose, tendo por fim atender asnecessidades básicas do indivíduo de acordo com o Processo de Enfermagem de Wanda de Aguiar Horta.

2.2 Objetivos Específicos

* Entender o processo saúde-doença que afeta o paciente;
* Analisar a situação do paciente e de sua família no enfretamento à patologia;
* Realizar levantamento das Necessidades Humanas Básicas afetadas;
* Elaborar e executar plano assistencial de Enfermagem.3 PROCESSO METODOLÓGICO

Realizou-se estudo descritivo, analítico e exploratório, utilizando-se a técnica do Relato de Caso, tendo como referencial o Processo de Enfermagem de Wanda Horta e os diagnósticos de Enfermagem do NANDA.
Este relato de caso foi desenvolvido com o menor L.C.C.C., 08 anos, natural e residente de São Luís-MA, a partir do início do estágio em Saúde da Criança e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relato de caso de sífilis congênita e bronquiolite
  • Estudo de caso
  • ESTUDO DE CASO: “CASO PINHEIRINHO”
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • estudo de caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!