ESTUDO DE CASO: ESGOTO SANITÁRIO DE UMA INDÚSTRIA

Páginas: 36 (8896 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013
FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E EDUCAÇÃO – FAESA
FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO-SANTENSES
ENGENHARIA AMBIENTAL


DANILO NETTO FRANKLIN
PATRICK MORAES BRAGA











VITÓRIA
2012
DANILO NETTO FRANKLIN
PATRICK MORAES BRAGA












Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Ambiental apresentado às Faculdades Integradas Espírito-Santense, como requisito parcialpara obtenção do título de bacharel em engenharia ambiental, sob orientação do prof. Nelson Rubens Del’Antonio.



VITÓRIA
2012
DANILO NETTO FRANKLIN
PATRICK MORAES BRAGA

TRATAMENTO DE ESGOTO
ESTUDO DE CASO: ESGOTO SANITÁRIO DE UMA INDÚSTRIA

BANCA EXAMINADORA
______________________________________________
Prof. M.Sc. Nelson Rubens Del’Antonio
Orientador – FAESA______________________________________________
Profa. Bruna de Oliveira Guimarães
Examinadora Interna – FAESA
______________________________________________
Prof. M.Sc. Samir Aride
Examinador Interno – FAESA


Trabalho aprovado em, ____ de ________________ de 2012
LISTA DE FIGURAS




LISTA DE QUADROS



RESUMO

A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) é por finalidade um sistema construído como intuito de tratar efluentes por meios físicos, químicos e biológicos. O sistema de tratamento em estudo é constituído por tanque séptico, filtro anaeróbio, sistema de lodos ativados e desinfecção. A ETE foi dimensionada para uma população de 250 pessoas e recebem águas residuárias de um refeitório, vestiário e de banheiros comuns espalhados pela planta da empresa. O presente estudo objetivouavaliar o dimensionamento da ETE através de comparação com os critérios definidos na literatura especializada e com as eficiências projetadas para a ETE. Verificou-se nos no estudo uma baixa redução da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e um efluente final com teores de sólidos sedimentáveis superiores ao permitido pela legislação. Para evitar que este efluente seja devolvido ao ambiente sem odevido tratamento, o trabalho traz proposições de modificações operacionais para o sistema visando melhoria de sua eficiência.

Palavras-chave – estação de tratamento de esgoto, lodos ativados, demanda bioquímica de oxigênio, tanque de equalização.



SUMÁRIO



a) INTRODUÇÃO

Nas realizações das atividades humanas, utiliza-se água em abundância por se tratar de um recurso profuso nanatureza com aplicações diversas, de fácil obtenção e a um custo relativamente baixo. Após a utilização humana a água incorpora para si diversas impurezas.
Embora o esgoto sanitário seja composto por aproximadamente 99,9% de água e 0,01% de impureza (VON SPERLING, 1996a, p.59), esta baixa porcentagem pode ter uma alta carga poluidora, ocasionada por uma vazão grande, e provocar uma total degradaçãodo ambiente, devido a isto é necessário um prévio tratamento deste esgoto antes da devolução dele para o meio ambiente.
No esgoto sanitário a principal impureza contida na água é a matéria orgânica, que se introduzida em corpos d’água pode acarretar, indiretamente, a um alto consumo de oxigênio dissolvido, isso ocorre devido ao processo de estabilização da matéria orgânica realizados pelasbactérias decompositoras, onde elas utilizam o oxigênio disponível no meio líquido para sua respiração. Isso pode ocasionar diversos problemas graves nos corpos d’agua, que podem levar a mortandade dos seres aeróbios do local.
Para a remoção das impurezas são adotadas estações de tratamento de esgoto (ETE) que variam de eficiência de remoção de acordo com os seus tipos e níveis de tratamento. Para umacorreta eficiência de remoção é necessário um dimensionamento correto, no entanto, nem sempre uma estação de tratamento projetada atinge aos níveis de eficiências necessários, sobretudo pela necessidade de controle operacional, manutenções periódicas, e por normalmente apresentarem aumento da contribuição de vazão e carga poluidora em relação aos valores projetados.
Dentro desse contexto é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de Concepção de Sistema de Esgoto Sanitário
  • estudo de caso aterro sanitario
  • Industria estudo de caso
  • Estudo de caso custos industrias
  • estudo de caso de industria
  • Estudo de caso: industria de papéis
  • ESTUDO DE CASO INDUSTRIA DE PLÁSTICOS
  • Estudo do caso Indústria Mobilenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!