Estudo de Caso - Empresa KiLimpo

1520 palavras 7 páginas
Estudo de Caso - KiLimpo
Questão 2
A estratégia adotada pela KiLimpo de atender todos os clientes a partir da planta localizada em Cajamar, cria o primeiro problema no que diz respeito a transporte, estoque e localização. Mesmo com o fato de que a maior parte dos clientes está localizada em uma região próxima a planta, usando essa estratégia a empresa está criando um cenário onde é mais difícil programar as rotas de transporte e o número de viagens que precisa ser feito. Dada a localização dos clientes em diversas regiões do Brasil, operar somente com um ponto de distribuição num mercado que pede uma grande quantidade de viagens, com baixo volume por viagem, não é uma estratégia ideal.
Um segundo problema observado diz respeito a não possibilidade do uso das cinco baias disponíveis para carregamento dos veículos, gerando espera. Tendo em vista a quantidade de clientes a serem atendidos, seria ideal que todo o carregamento ocorra o mais rápido possível, fazendo com que haja tempo hábil para todas as entregas. Quando o processo de carregamento dos caminhões com produto acabado e a entrega de matéria-prima se sobrepõe, fica difícil determinar quais das duas atividades precisam ser realizadas com prioridade, gerando atrasado no carregamento, como relatado no estudo de caso, e provavelmente também no processo de entrega da matéria-prima.
Quando o order fill rate é analisado, percebe-se um novo problema. Com uma média de 72% dos pedidos entregues no local e no tempo correto, a KiLimpo tende a enfrentar reclamações por parte do cliente e perda de espaço no mercado. Os dois pontos apresentados anteriormente são pontos que colaboram para que o nível de serviço esteja nessa média. Com os produtos localizados longe de alguns clientes e dados as dificuldades para o carregamento dos caminhões, um resultado natural esperado é o atraso nas entregas, gerando o não cumprimento dos prazos acordados.
Um problema semelhante, também envolvendo nível de serviço, é observado nos

Relacionados

  • Portifolio Individual 8 semestre
    9111 palavras | 37 páginas