Estudo de caso em enfermagem pediátrica

Páginas: 9 (2061 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM CASO CLÍNICO – SANTA CASA DE SÃO CARLOS/ PEDIATRIA

1) Histórico Carlos G.O.C, 2 meses de idade, sexo masculino, branco. Internado desde o dia 29/04 na ala pediátrica da Santa Casa de São Carlos, advindo da Santa Casa de Porto Ferreira. Mãe usuária de drogas, principalmente o crack, teve sua gravidez interceptada pelo conselhotutelar e separação de seu filho logo após o nascimento do mesmo, visto que a amamentação oferecia riscos de saúde à criança. Atualmente o bebê reside na Casa do Abrigo na cidade de Porto Ferreira, local destinado às crianças que se encontram em situações delicadas e de risco, encaminhadas pelo Poder Judiciário ou pelo Conselho Tutelar. A Casa do Abrigo contém atualmente 25 crianças, vivem de doaçõese auxílio de voluntários e quando há bebês costumam receber fórmulas infantis específicas para esse público. No local há somente um berço que é dividido por 4 bebês. Carlos nunca foi amamentado e recebe NAN 1 (90 ml) desde o seu nascimento, tanto no abrigo quanto no período de internação. O motivo da internação se deu principalmente pela aspiração do leite, levando ao quadro de pneumonia.Posteriormente, as cuidadoras foram alertadas a dar-lhe o leite em posição sentada.

2) Exame físico Carlos apresentou-se ativo, corado, hidratado e afebril. Aceitou alimentação com leite de vaca (90 ml). Ao exame físico, MMSS: Acesso venoso periférico em MSE, pulso arítmico e forte à palpação, perfusão capilar < 3s. Tórax: Simétrico, mv+ com RA em hemitórax D. Mantendo tenda de O2 3l/min com SpO2 à96% e SpO2 à 87% em ar ambiente, FR = 44 rpm, tosse produtiva e mantendo congestão nasal. 2BRNF, Fc = 129 bpm, T = 36,8ºC. Abdome: Globoso, RHA aumentados, timpânico à percussão. Eliminação urinária presente (2x) e fecal ausente durante o período avaliado. Banho de imersão realizado pela cuidadora.

3) Diagnósticos médicos e informações das doenças Carlos recebeu os seguintes diagnósticomédicos: Pneumonia e Bronquiolite. Pneumonia A pneumonia é uma inflamação do parenquima pulmonar, comum ao longo da infancia. Pode-se classificá-la segundo sua morfologia, etiologia e forma clínica (WONG, 2006). No período de 2000 a 2008 ocorreram, no país, 7.129.291 internações por pneumonias (CID-10, J12 e J18), sendo que 45% destas em menores de cinco anos, resultando em uma frequência média anual de2.100 internações/100.000 habitantes (BRASIL, 2009). Os sintomas sugestivos de pneumonias em geral incluem febre combinada com queixas respiratórias: tosse, expectoração, dor torácica e/ou dispnéia. Nos casos de evolução arrastada, pode haver referência à perda de peso, à fadiga crônica e a suores noturnos. O exame físico revela, na maior parte das vezes, febre e estertores à ausculta pulmonar(BRASIL, 1998). Quando as crianças desenvolvem pneumonia, os pulmões ficam rígidos. Uma das respostas do organismo aos pulmões rígidos e a hipóxia é a respiração rápida. Caso a pneumonia se agrave, os pulmões tornam-se ainda mais rígidos. Pode ocorrer tiragem subcostal, que é o sinal mais importante para o diagnóstico de pneumonia grave (BRASIL, 2003). A mesma fonte também nos traz que após 1 a 2dias de doença, a maior parte dos pacientes desenvolve tosse seca, sendo essa a queixa mais freqüente. Vários dias depois, pode surgir expectoração. O escarro pode ser minimamente purulento ou, na metade dos casos, hemático. Ainda, o teste diagnóstico mais importante é a radiografia do tórax. Virtualmente, o diagnóstico de pneumonia requer a demonstração de infiltrado na radiografia do tóraxacompanhado de sintomas respiratórios típicos.

Bronquiolite Considerando a lesão anatômica básica, a bronquiolite se define como uma inflamação dos bronquíolos. Com base nos achados clínicos, esta entidade se atribui às crianças menores de 24 meses com um primeiro episódio de obstrução das vias aéreas

respiratórias baixas. Sua causa é viral na maioria dos casos, sendo o VSR (Vírus sincicial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MODELO ESTUDO DE CASO ENFERMAGEM
  • Estudo de caso enfermagem
  • estudo de caso enfermagem
  • Estudo de Caso Enfermagem Cirúrgica
  • Enfermagem
  • estudo de caso-Enfermagem
  • Estudo de caso
  • ESTUDO DE CASO ENFERMAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!