Estudo de caso do grupo pão de açúcar

Páginas: 11 (2686 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
[pic]



















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 A experiência do grupo PÃO DE AÇUCAR ..........................................................4

4 Concluão 7

Referencias 8


1 INTRODUÇÃO

A experiênciagrupo Pão de Açúcar no Brasil que possui marcas próprias, estão ainda em seu inicio. Entre nós as marcas próprias ainda não se desenvolveram na mesma proporção. A organização é influenciada pelo ambiente externo e ao mesmo tempo também a influência, transformando-se mutuamente. Assim, a inserção de novas tecnologias nas organizações, requer um novo tipo de trabalhador, com maior preparo paradesenvolver o seu papel, dentro das organizações.
Competências como bom relacionamento interpessoal, destreza na comunicação, conhecimento, prática de lideranças assertivas, habilidades no estabelecimento de metas, visão sistêmica e capacidade de correr riscos formam as habilidades comportamentais requeridas para o profissional que atua nas organizações.





A experiência do grupo pãode açúcar

A reestruturação ocorrida em 1922 apresentou uma mudança radical na política de produtos de marca própria. Ouve a criação do cargo de diretor de marcas próprias e importadas com a missão de mudar a forma como estes produtos eram gerenciados. Para melhorar a qualidade dos itens de marcas próprias, o grupo Pão de Açúcar passou a fazer testes e pesquisas juntoaos consumidores e a planejar em longo prazo os lançamentos. No plano de gestão de pessoas, também ocorrem mudanças e talvez, a mais importante delas seja sua atuação estratégica. O gestor de pessoas deve alinhar a eficácia da gestão de pessoas com a eficácia da organização e, assim conseguir níveis mais elevados de eficácia organizacional.
Após esta mudança o grupo Pão de Açúcarpassou a atuar com novos nomes fantasia para cada tipo de produto, todos identificados pelo selo Qualitá. Um exemplo bem sucedido é o palmito Pap s’, que complete com o líder de mercado do segmento e é líder de vendas no Pão de Açúcar. Toda linha de produtos que recebem do selo Qualitá tende aos mais altos padrões de qualidade e oferecem uma grande variedade de opções nas mais diversas áreas: delimpeza a utilidades do lar, de bebidas e enlatados e conservas. A organização é influenciada pelo ambiente externo e ao mesmo tempo também o a influencia, transformando-se mutuamente. Assim, a inserção de novas tecnologias nas organizações, requer um novo tipo de trabalhador. Wolff (2005) assegura a necessidade de um trabalhador que esteja mais envolvido e participante no conjunto da organizaçãopara que o potencial da tecnologia instalada na empresa seja pleno. De outra forma, somente a tecnologia não leva a eficácia organizacional; é preciso a participação das pessoas. Competências como bom relacionamento interpessoal, destreza na comunicação, conhecimento, prática de lideranças assertivas, habilidades no estabelecimento de metas, visão sistêmica e capacidade de correr riscos formam ashabilidades comportamentais requeridas para o profissional que atua nas organizações. Novos tipos de trabalhadores e novos métodos de trabalho que exigem mais do cérebro das pessoas e de sua subjetividade que sua força muscular, cada vez mais exigência em relação a educação, treinamento, capacitação, competências, desenvolvimento pessoal, desenvolvimento de líderes e desenvolvimento dehabilidades. Ser um agente de mudança significa que a mudança começa por nós mesmos, ou seja, antes de tudo reavaliar o próprio trabalho. Se houver uma maneira de executar melhor, ou mais rápido ou com menos custo, uma proposta neste sentido deve ser apresentadora ao chefe imediato. Se a soma destas pequenas mudanças não fizer com que o faturamento volte aos níveis do ano passado, pelo menos ela fará...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de caso pão de açucar
  • Estudo de caso Pão de Açúcar
  • Estudo de caso pão de açucar
  • Estudo de Caso PÃO DE AÇÚCAR
  • ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA: UM ESTUDO DE CASO DO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR
  • Estudo de Caso
  • Recuperação (Grupo Pão de Açucar)
  • VIVAREJO (GRUPO PÃO DE AÇÚCAR)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!