Estudo de caso de explosão

Páginas: 10 (2365 palavras) Publicado: 28 de abril de 2011
*
INTRODUÇÃO
O acumulo de gás inflamável em um espaço fechado pode produzir uma poderosa explosão, destruindo vidas e bens.
Em 25 de janeiro de 2005, acetileno fluiu para o galpão de cal na empresa ASCO, resultando em uma explosão, que matou três trabalhadores e feriu gravemente um quarto. O galpão foi destruído e o prédio da fabrica próximo foi danificado.
O U.S. Chemical Safety and HazardInvestigation Board (CSB), comissão americana em segurança na área química, emitiu este Boletim de Segurança para alertar os fabricantes de acetileno sobre os perigos de explosões de gases acumulados em espaços fechados. Recomendam-se ações específicas que as empresas geradoras de acetileno, e outros, devem tomar para evitar incidentes similares, que incluem:
* Manter atualizados osprocedimentos operacionais e “check- lists” para todo o funcionamento do processo.
* Treinar os funcionários sobre os procedimentos operacionais e faze-los seguir corretamente.
* Posicionar drenos e respiros ligados ao gás inflamável para áreas externas.
* Assegurar que os edifícios e recintos que possam conter acetileno satisfaçam as exigências da National Fire Protection Association (NFPA)51A Standard.
* Inspecionar e testar as válvulas de retenção e válvulas de bloqueio.
* Fornecer isolamento positivo em linhas ligadas ao processo para assegurar que não ocorra retorno de gases explosivos (USO DE VÁVULAS DE SEGURANÇA).
Histórico
A ASCO, Acetylene Services Company, é uma empresa familiar, fundada em 1982, iniciando com a produção e embalagem de acetileno para venda nasáreas metropolitanas de Nova York e Filadélfia. A ASCO produzia acetileno no site de Perth Amboy.
Em julho de 2004, a ASCO começou a comprar acetileno diretamente de uma indústria petroquimica para completar a sua produção.
No momento do incidente, a empresa empregava 14 trabalhadores.

Figura1: Lado norte da ASCO. Danos ao prédio 46 e ao redor dos tanques de decantação de água.

Disposiçãodas instalações
A fábrica da ASCO era localizada em uma área industrial em NY, no noroeste da Ponte Outercrossing, que liga Nova Jersey a Ilha Staten.
Os equipamentos para geração de acetileno (compressores de gás), operações de enchimento de cilindros e escritórios eram alojados no Prédio 46 (Figura 2).
Ao lado do Prédio 46 havia seis tanques de decantação que cercavam um galpão com estruturaem madeira.
O galpão era um depósito de bombas de água e acessórios para hidráulica.
Docas de recebimento utilizadas para descarregar acetileno comprado, um edifício adjacente utilizado para manutenção e reformas de cilindros, e um tanque de armazenamento de acetona também fazia parte da operação.

Figura 2: Planta da ASCO
Acetileno
O acetileno é um gás incolor, altamente reativo eextremamente inflamavel, possui um odor acentuado semelhante ao alho, é ligeiramente mais leve que o ar e altamente inflamável (concentrações de 2,5% para 82%). O acetileno gasoso pode decompor-se explosivamente com extrema violência se pressurizado a mais de 14,5 psig.
A decomposição é a quebra de uma substância química em moléculas menos complexas.
O acetileno pode se decompor violentamente a umamistura de hidrogénio e hidrocarbonetos simples e fuligem de carbono.
É também instável e explosivel se liquefeito. Consequentemente, o acetileno é distribuído em cilindros de aço preenchidos com acetona líquida. O acetileno é dissolvido na acetona em baixa pressão, estabilizando-o contra decomposição.

*
Na operação o acetileno gasoso (C2H2) é produzido da mistura de carboneto de cálcio(CaC2) com a água (H2O). O cal (Ca (OH) 2) e calor são subprodutos desta reação:
CaC2 + 2H2O -> C2H2 (acetileno gasoso) + Ca(OH)2 (cal) + calor
Na Asco, a mistura era realizada em um vaso horizontal chamado de gerador (Figura 3). O gerador era parcialmente preenchido com água, que poderia ser proveniente da rede da cidade ou de tanques de água reciclada. O carboneto de cálcio era medido em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de Caso 1 – A Explosão do Challenger
  • Estudo de caso
  • ESTUDO DE CASO: “CASO PINHEIRINHO”
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • estudo de caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!