Estudo de caso correios

Páginas: 11 (2679 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2012
Terceirização de Frotas: Estudo de caso Correios



Douglas Paes Leme Loureiro (Universidade Anhembi Morumbi) douglaspll@gmail.com
Thiago da Costa Simone (Universidade Anhembi Morumbi) thiagocosta_s@hotmail.com
Antonio Carlos Estender (Universidade Anhembi Morumbi) estender@uol.com.br

Resumo:
O presente artigo.....
Um resumo deve conter parte da introdução, objetivo, odesenvolvimento e o resultado final.

O resumo deve conter o objetivo pretendido, justificar a sua importância, inclua referencias, metodologia adotada, e os resultados obtidos.

Palavras chave: Correios, Frotas, Gestão, Terceirização e Estudo.





Outsourcing Fleet:Case Studies correios



Abstract





Key-words: correio, fleet, management, outsourcing and study.



1 Introdução

AECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ) é uma empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da Autarquia Federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). É uma corporação de serviços postais distribuindo para o Brasil inteiro e para essa distribuição há toda uma logística por trás, uma parte é terceirizada, como na parte aéreae as pricipais linhas terrestre nacionais e regionais, mas para a distribuição final dos objetos postais aos seus detinatários, a ECT utiliza frota própria. Essa frota é composta por veículos leves, médios e motocicletas, por conta disso é entendido que para manter essa frota têm-se um elevado custo de aquisição, manutenção e depreciação dos bens. Seguindo esse contexto, quando se fala emrenovação de frota, há sempre um grande problema no que diz respeito a gastos, pois é necessário se desfazer da antiga a preços baixos, quando isso ocorre e abrir nova licitação para adquirir novos. E hoje a maioria das grandes companhias optam em contratar os serviços de terceirização de frotas, onde resolvem tudo isso, reduzem os custos e planejam a gestão da sua frota, preparando sua frota de acordo comsua necessidade e esse tipo de serviço seria a solução mais adequada para a ECT.
1.1 Problema

Por que Gerenciar a frota de veiculos de um orgão público como o ECT ? Independente de qual é o principal objetivo da organização, apenas com um bom planejamento e o controle necessário para ter uma logistica adequada e um controle nos gastos. A sistemática de manuntenção procura trazer o veículomais próximo possível das condições que apresentava quando novo e com o passar do tempo cada vez mais teria que ser feito esse tipo de prevenção. Pagamento de ipva, licenciamento e dpvat como também a depreciação do bem. Todo o trabalho que envolve a compra e também como desfazer de sua frota antiga.
Através disso iremos bucas se realmente é vantajoso tercerizar a frota dos correios sendo que é atendência do mercado de hoje.

1.2 Objetivo

Este artigo pretende registrar a vantagem de gerenciar a frota (automóveis leves e pesados) dos correeios por uma empresa especializada nisso (vantagem e comparação entre tercerizar ou ter a própria frota)

1.3 Justificativa

Independente do transporte ser ou não a principal atividade do correios, sua gestão de forma eficiente, visando reduzir oscustos operacionais e contribuindo para a qualidade dos serviços postais, com certeza irá contribuir positivamente para o resultado final. A conclusao desse artigo servirá para mostrar que o correio pode economizar tempo, dinheiro e mão de obra e também uma gestão de frota mais eficaz.

.

2 Referencial Teórico.


2.1 Terceirização

Segundo GIOSA(1993,p.14)como”Um processo de gestãopelo qual se repassam algumas atividades para terceiros –com os quais se estabelece uma relação de parceria –Ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negocio em que atua”; considera-se tercerização de frota e tendência do mundo atual nos negócios onde fica focada no seu segmento principal. No Correio seria essencial, pois eles focariam especialmente em seu negócio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de Caso: Projeto “Correspondência Eletrônica nos Correios S.A.”
  • Estudo de caso
  • ESTUDO DE CASO: “CASO PINHEIRINHO”
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • estudo de caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!