Estudo_de_Caso-Compras_na_Internet.doc transferido com sucesso

Páginas: 5 (1071 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2014
Estudo de Caso
“Qualquer coisa que estejamos vendo hoje ainda é primária diante do que ainda está por vir”, diz o vice-reitor da Sloan School of Management, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O jogo vai começar de verdade quando as grandes corporações da Velha Economia, os tão desacreditados dinossauros, encontrar o elo perdido digital e começarem a andar pelo mundo novo.
Paraimaginar o que está por vir, basta lembrar o impacto que as antigas feiras da idade média provocaram na economia então regida pelos feudos.
Haverá um impacto profundo no modo como as cadeias de negócios e produção funcionaram, quando a Internet estiver tão embrenhada na vida das empresas a ponto de ser tão imperceptível como é hoje o telefone. E isso, ao que tudo indica, já começa a acontecer.Projeções do banco de investimentos Goldman Sachs apontam que o comércio eletrônico entre as empresas americanas representou 114 bilhões de dólares em 1999 e deverá atingir 1,5 trilhão de dólares em 2004. No Brasil, há estimativas de que, em 2003, ele movimente entre 4 bilhões 2 26 bilhões de dólares.
No Brasil, há claros sinais de que as grandes empresas já começaram a se mexer. “O passo noBrasil é mais lento, mas há focos de excelência e progresso em várias companhias”. Uma pesquisa com 400 empresas brasileiras feita pelo Edge Research Group avalia que, dentro de até três anos, 60% delas fecharão transações eletrônicas via Web.
Veja o que vem acontecendo na Volkswagen do Brasil. Na época do telefone para contatar fornecedores, era comum gastar 86 dias para decidir quanto pagar por umaúnica peça. O pedido ia acompanhado de um calhamaço com desenhos e dados técnicos. Hoje o comprador envia para o site da Web um pedido de preço atingindo quantos fornecedores quiser. A Volks possui 500 fornecedores cadastrados no Brasil e 180 na Argentina. Depois de pedir o preço, o comprador estabelece um prazo para a resposta, que é preenchido pelo fornecedor em um formulário na Web. Esgotado operíodo, o comprador abre simultaneamente todas as ofertas de preço. Escolhe as melhores e propõe uma contra-oferta para tentar barganhar um preço mais barato ou melhores condições. O comprador repete a rotina até chegar a um bom negócio para a Volks. Sem sair da Internet, o comprador pode adquirir, por exemplo, tintas para pintar a Kombi, tendo nas mãos as melhores ofertas do mercado. Tudofunciona como um leilão invertido, em que vence aquele que oferecer o menor preço – ou o melhor negócio.
Há muito tempo a Volks fazia cotações eletrônicas de preço usando um sistema conhecido por Eletronic data interchange (EDI), ou troca eletrônica de dados. Mas, graças à Web, a comunicação ganhou dinamismo. A maior transformação é uma melhor referência de preço, uma idéia mais clara de quanto devecustar cada produto. A Internet dá instrumentos mais poderosos para os participantes de uma negociação ser mais competitivos. Resultados? No caso da Volks, o novo jeito de negociar ajudou a baixar em 20% o preço dos modelos Audi A3 e Golf produzidos no Brasil. Ou seja: graças à Web, o mercado consegue refletir de modo real a oferta e a demanda e, o consumidor sai ganhando.
Na Web, da mesma formaque a exposição do fornecedor é aumentada, a concorrência é igualmente mais acirrada.
Tudo isso parece compensar. De acordo com a Boston Consulting Group, as empresas que se têm movido agressivamente em direção ao comércio eletrônico reduziram em 15% o custo de insumos diretos. Nas compras gerais o corte pode chegar a 65%. Além disso, um típico comprador dificilmente é um bom pesquisador (naprática, 20% dos fornecedores acabam dominando 90% das vendas).
Portais verticais como o Mercador.com prometem fazer a ponte entre as empresas tradicionais e o novo mundo da Web. Mas o impacto da rede mundial nos negócios promete ser ainda mais profundo. A Internet não modifica só a forma como as empresas se comportam ou negociam. A rede exige, em última análise, que elas repensem o que são. Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia da esperanca.pdf transferido com sucesso
  • _impacto_das_tecnologias_de_informacao_na_geracao_do_artigo_ cientifico-_topicos_para_estudo.pdf transferido com sucesso
  • pensamento iluminoso.docx transferido com sucesso
  • modelo_relatorio_pim.doc transferido com sucesso
  • ise_nr10_reciclagem_plano_de_curso.pdf transferido com sucesso
  • Relacao de emprego.doc transferido com sucesso
  • Chauí
  • NENC_Seccao_09_Cap_44_46_.pdf transferido com sucesso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!