ESTUDO DE CASO CLÍNICO

Páginas: 32 (7953 palavras) Publicado: 25 de dezembro de 2014

CURSO DE PSICOLOGIA









ESTUDO DE CASO CLÍNICO
















MACAPÁ-AP
2011










ESTUDO DE CASO CLÍNICO








Relatório apresentado à disciplina de Estágio em Clínica, da turma P10NA, como requisito de avaliação do Trabalho de Conclusão do Curso de Psicologia, sob a orientação.











MACAPÁ-AP
2011INDICE


INTRODUÇÃO 03
CAPÍTULO I: ELEMENTOS DA PSICANÁLISE NA CLINICA 04
1.1. O que a psicanálise exige do paciente 04
1.2. O que a psicanálise exige do terapeuta 04
1.3. O que a psicanálise exige do ambiente analítico 05
CAPÍTULO II: FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 05
2.1. A Psicanálise Infantil 05
2.2. Estrutura e Funcionamento Psíquico 07
2.3. Entrevista com osPais e/ou Responsáveis 10
CAPÍTULO III: DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO 12
CAPÍTULO IV: ESTUDO DE CASO 13
4.1. Descrição do caso 13
4.2. Análise do caso 15
4.3. Aspectos referentes ao estudo do caso 16
4.3. Detalhamento de um dos elementos do processo terapêutico 20
CONSIDERAÇÕES CONCLUSIVAS 23
REFERÊNCIAS 24







INTRODUÇÃO

O presente estudo de Caso é proveniente dosatendimentos realizados na Clínica de Psicologia do IMMES (Instituto Macapaense do Ensino Superior), em Macapá no estado do Amapá, que ocorreu durante o período de Agosto à Dezembro de 2011. O Estágio da Psicologia Clínica é de formação em Orientação Psicanalítica, por ser essa a abordagem de meu interesse neste estágio. Assim, sua proposta está voltada à investigação e compreensão dos conflitos eangústias vivenciado por uma criança do sexo masculino, com 11 anos de idade, cursando a 5˚ série do ensino fundamental. O paciente em questão foi encaminhado devido às desordens emocionais e comportamentais que vinha apresentando.
Para coletar os dados da cliente, foram realizadas 15 sessões terapêuticas. Estas foram semanais e com a duração de 50 minutos cada. As sessões eram redigidas,digitadas e depois, lidas e supervisionadas semanalmente onde cada atendimento foi seguido de discussões com o grupo de orientação psicanalítica, posteriormente eram esclarecidos os procedimentos técnicos pela supervisora e também analisados alguns pontos pelos demais colegas do grupo em orientação.
Nesse contexto o relatório é apresentado por etapas, a primeira encontra-se alguns pontos relevantes dapsicanálise para o processo de atendimento em clinica; a segunda parte faz-se um resumo sobre a Psicanálise Infantil bem como pontua-se as teorias de Melanie Klein como a fundamentação teórica na avaliação infantil; a terceira parte expõe a descrição do caso, onde realiza-se a análise do caso ressaltando as característica presente, assim como é explicado o detalhamento de um dos elementos destacadono processo terapêutico, e por último é realizado as considerações conclusivas expondo as experiências adquiridas nesse processo.








CAPÍTULO I: ELEMENTOS DA PSICANÁLISE NA CLINICA

1.1. O que a Psicanálise exige do paciente:
Diversos autores como Cordioli (2008) mencionam que além da viabilidade real de realizar o tratamento (disponibilidade de tempo e de recursos), fatoresrelacionados à personalidade do paciente como adaptação, tolerância à frustração, controle de impulsos e outros também são características bastante importantes.
Segundo o Valbak (2004, citado por Cordioli; et al, 2008), a busca espontânea, a disponibilidade de tempo, a atividade profissional, a inteligência, a boa adaptação prévia, o teste de realidade, a relação de qualidade no passado, aqualidade das relações de objeto, as expectativas realistas, o sofrimento psíquico, a curiosidade psíquica, o pensar psicológico, a tolerância à frustração, a difusão de identidade, os conflitos com dependência, o descontrole de impulsos, a capacidade de assumir responsabilidades, o fator desencadeante, o conflito focal identificável, a motivação para a mudança e a aliança terapêutica são critérios de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudo de caso clinico Pieloplastia
  • Estudo de caso clínico esquizofrenia
  • Estudo de caso clínico
  • Estudo de caso clínico-oncológico
  • ESTUDO DE CASO CLÍNICO
  • Estudo de casos clínicos cirrose e trombose
  • Estudo de Caso Clínico como Nutricionista do NASF
  • QUESTÕES PARA ESTUDO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!