Estudo de caso clínico

Páginas: 8 (1908 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ

DCVida – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA

CURSO DE NUTRIÇÃO

NUTRIÇÃO CLÍNICA II

Professora: Adriane Huth













Estudo de Caso Clínico

Diabetes Mellitus Tipo I









Acadêmico: Obaldo S. Vargas Fº












Ijuí,
2012




1. Identificação do paciente:Paciente com 72 anos de idade, do sexo masculino internou na Clínica Médica de um Hospital geral para tratamento de Diabetes mellitus Tipo I descompensado, escara e amputação de membro inferior esquerdo.

2. Diagnóstico clínico:


O paciente apresenta um quadro agravado de Diabetes Melitus Tipo I descompensado, edema nas mãos e braços, escara nas costas e amputação de membroinferior esquerdo.


3. Aspectos fisiopatológicos da enfermidade:


A Diabete mellitus do tipo 1 é um problema de saúde pública. Pode trazer complicações crônicas como a cegueira, insuficiência renal, coronariopatia, amputações e outros. Hoje a prevalência de diabetes no Brasil é de 11 milhões de diabéticos. As mudanças no estilo de vida, como atividade física e hábitos alimentaressaudáveis, são fundamentais para que os indivíduos com diabetes mantenham a qualidade de vida e a longevidade. Uma nutrição adequada é a base do tratamento de todos os indivíduos diabéticos, uma vez que os hábitos alimentares adequados diminuem os riscos e complicações associados ao diabetes e podem restabelecer a expectativa de vida normal. O controle do peso é o principal objetivo da terapiapara indivíduos diabéticos. Como apresentam alto risco para doença cardiovascular, os indivíduos portadores de diabetes mellitus devem desenvolver uma estratégia preventiva para normalizar os lipídeos séricos e minimizar os demais fatores de risco como o sobrepeso, sedentarismo, a hipertensão e o estresse oxidativo.



4. Evolução clínica do paciente, tratamento e medicamentos:-MEDICAMENTOS

O paciente faz uso dos medicamentos listados abaixo:




Metoclopramida:

Antiemético, anti-drg.Oral e parenteral(IM,IV)

Tomar ½ hora antes das refeições e ir deitar.

Precauções em diabetes: pode alterar os requerimentos de insulina







Dipirona:

Para pacientes diabéticos, recomenda-se a administração de comprimidos ousolução oral (gotas) ao invés de solução oral. Os carboidratos contidos em 5mL de solução oral correspondem a 3,6 g de glicose.




Omeprazol:

Antiulcera,anti-secretório,anti-drg.

Fármaco:tomar imediatamente antes das refeições preferencialmente pela manha, engolir inteiro,não abrir mastigar ou triturar.

Dieta=pode diminuir a absorção do ferro, diminui aabsorção de vitamina b12




Metronidazol:

Antibiótico,amebicida,antitricomonas.Oral parenteral(IV,IM).

Fármaco:pode tomar com refeições para evitar desconforto GI.

Dieta:considerar conteúdo de Na em dieta diminuição de Na .Nutr:anorexia



Atorvastatina

Interações: O risco de miopatia durante o tratamento com outros medicamentos desta classe se apresentaaumentado com a administração concomitante de ciclosporina, fibratos, eritromicina, antifúngicos azólicos ou niacina. Antiácidos38: A co- administração de atorvastatina com um antiácido39 na forma de suspensão oral contendo hidróxido de magnésio e de alumínio provoca uma diminuição nas concentrações plasmáticas de atorvastatina de aproximadamente 35%; entretanto, a redução no LDL15-C não apresentoualterações. No sangue diminui colesterol, triglicerídeos, LDL, VLDL, aumenta HDL. Monitorar função hepática.



Indicações: é indicado como um adjunto à dieta para a redução de níveis elevados de colesterol11 total, LDL15- colesterol11, apolipoproteína B e triglicérides12 em pacientes com hipercolesterolemia18 primária; hiperlipidemia20 combinada (mista); e hipercolesterolemia18 familiar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudo de caso clinico Pieloplastia
  • ESTUDO DE CASO CLÍNICO
  • Estudo de caso clínico esquizofrenia
  • Estudo de caso clínico
  • Estudo de caso clínico-oncológico
  • ESTUDO DE CASO CLÍNICO
  • Estudo de casos clínicos cirrose e trombose
  • Estudo de Caso Clínico como Nutricionista do NASF

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!