Estudo De Caso Ben Jerry S Homemade

733 palavras 3 páginas
Disciplina: Finanças Corporativas
Alunos: Alessandro Henrique de Castro Pires

Ben & Jerry’s Homemade
1. Introdução
Existe no mercado forte tendência dos investidores em capitalizar a responsabilidade social adotada nas decisões corporativas. Entretanto, para a empresa Ben & Jerry’s Homemade as inúmeras ações conduzidas em favor do bem-estar da sociedade acabou por destruir valor da empresa, gerando declínio em seu desempenho financeiro e pressão competitiva.

2. Considerações
A falta de prioridade na maximização de riqueza dos acionistas merece atenção neste estudo de caso, visto que os dirigentes da Ben & Jerry’s
Homemade adotaram uma política pouco orientada ao lucro, direcionando seus esforços para atender as necessidades da sociedade.
Podemos dizer que tal prática, muito embora tenha sido importante para fortalecer a marca da empresa e colocá-la em posição de liderança em diversas causas sociais, não foi a mais adequada do ponto de vista financeiro.
Isso porque a missão social da empresa nem sempre estava alinhada com a expectativa de retornos financeiros que se espera de uma grande corporação.
Alguns episódios na história da Ben & Jerry’s Homemade ilustram com clareza que os objetivos econômicos e sociais muitas vezes não estavam em harmonia, como quando vendiam sorvetes de alta qualidade por preços baixos, calcados na crença de que haviam entrado no negócio para produzir sorvetes para todos e não só para a elite.
Em outro exemplo, podemos citar a abertura de capital da empresa que foi marcada pela oferta das ações, exclusivamente, à população de Vermont, em função da gratidão que os fundadores da companhia tinham em relação àquela comunidade. Muito embora esse tipo de atitude seja louvável, pois valoriza o local que acolheu a empresa, e tenha um forte apelo social não é a melhor escolha quando se fala em obter recursos que visam melhorar a liquidez da empresa.
Em outras palavras, uma oferta de ações mais ampla poderia trazer melhores resultados para a

Relacionados

  • ESTRATEGIA EMPRESARIAL - CAPÍTULOS 1 A 3
    62390 palavras | 250 páginas
  • Janela de overton
    96462 palavras | 386 páginas