Estudo de Caso - Banco de sangue de cordão umbilical

Páginas: 13 (3063 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho trata de um estudo de caso, com revisão integrativa da literatura, a fim de embasar como se processa as atividades em um banco de sangue, especificamente banco de sangue de cordão umbilical.
O banco de sangue, como área de atuação da Biomedicina, foi regulamentado a partir da lei 6.684/1979, decreto nº 88.439/1983 e lei nº 7.017/1983. As competênciasfixadas pelo Conselho Federal de Biomedicina apoiavam-se em: executar o processamento de sangue e sua sorologia; realizar exames pré e pós transfusionais e manusear equipamentos de autotransfusão. (CFBM,1986)
O profissional biomédico, legalmente habilitado nesta área poderá exercer as atividades inerentes a este campo como: Coleta e processamento do sangue, sorologia, exames pré transfusionais,aférese, liberação de hemocomponentes, execução, planejamento e controle de qualidade em instituições públicas ou privadas, contudo a transfusão sanguínea só passou a ser executada por um biomédico 07/05/2013, conforme resolução 227. (CFBM,20013)
...Art. 1º – O inciso II do artigo 2º da Resolução nº 78, de 29 de abril de 2002, publicado no D.O.U. seção I, página 222 em 24/05/2002, que dispõe sobre oAto Profissional Biomédico, e fixa o campo de atividade do Biomédico e cria normas de Responsabilidade Técnica, passa a ter a seguinte redação:
II - O Biomédico é profissional legalmente capacitado e habilitado para assumir o assessoramento e executar trabalhos específicos e relacionados ao processamento semi-industrial e industrial do sangue, correlatos, e realizar todos os procedimentostécnicos de banco de sangue, transfusão, infusão de sangue, hemocomponentes e hemoderivados; do mesmo modo, assumir chefias técnicas e assessorias destas atividades independentemente de seu nível de complexidade, devendo estar sob responsabilidade técnica de profissional médico, especialista em hemoterapia ou hematologia, ou qualificado por órgão competente devidamente.
Art. 2º - Esta resoluçãoentra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário...

Alguns estudos apontam para uma nova vertente ao que diz respeito a banco de sangue, seria uma abordagem diferenciada: coleta de sangue do cordão umbilical, a partir de bancos de sangue especializados. Insta necessário ressaltar, que a utilização do sangue do cordão umbilical, é por conta do insumo maior decélulas-tronco.
As células-tronco (também chamadas de células-mães ou células estaminais) são células que melhor possuem a capacidade de se dividir originando duas células semelhantes às progenitoras.
Em embriões as células-tronco têm ainda a capacidade de se transformar em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Isso se deve a um processo também conhecido pordiferenciação celular. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, Diabetes mellitus tipo 1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.
Um exemplo é a célula-tronco hematopoiética, que no adulto selocaliza na medula óssea vermelha. Na medula óssea, ela é responsável pela geração de todo o sangue. Essa é a célula que efetivamente é substituída quando é feito um transplante de medula óssea.
Conforme descoberta de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Wake Forest, no estado norte-americano da Carolina do Norte, noticiada pela imprensa mundial nos primeiros dias de 2007, ascélulas-tromco são encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.Há três possibilidades de extração dessas células. Podem ser adultas, mesenquimais ou embrionárias:
Embrionárias – São encontradas no embrião humano e são classificadas como totipotentes (é a célula,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL E SUAS APLICAÇÕES
  • Transplantede célula tranco de sangue de cordão umbilical
  • Cordão Umbilical
  • Cordão Umbilical
  • Estudo de caso: banco de sangue do instituto nacional de câncer (inca)
  • Cordão Umbilical
  • cordao umbilical
  • Estudo de Caso Banco BBC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!