Estudo de caso - análise de empresas

Páginas: 20 (4911 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Trabalho Analise de Empresas – Estudo de Caso




Histórico

A Grendene foi fundada em 1971 e é uma das maiores produtoras mundiais de calçados e líder em vários segmentos no mercado brasileiro. Possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados. Totalmente verticalizada, a partir de matrizaria e fábricas próprias, com uma logística de distribuição que atinge desdedistribuidores a varejistas tradicionais e não-tradicionais em todo o território nacional e no exterior.

A empresa é detentora de marcas reconhecidas e de sucesso, como Melissa, Rider, Grendha, Ilhabela, Ipanema Gisele Bundchen, Ipanema, Grendene Kids e Grendene Baby. Em 2008 lançou mais uma marca – Zaxy com produtos inspirados nas principais tendências de moda mundial. Além disso, atua também atravésde licenciamentos de celebridades e personagens do universo infanto-juvenil.

A Grendene é totalmente integrada, com capacidade instalada em suas seis unidades industriais, compostas por 12 fábricas de calçados, com capacidade instalada total de 200milhões de pares/ano, além de uma matrizaria e uma fábrica de PVC para consumo próprio na produção de calçados.

Em 2010 comercializou 169,5milhões de pares produzidos inteiramente no Brasil.

As unidades industriais estão assim distribuídas: (i) Estado do Ceará, nas cidades de Sobral (1993), matriz (sede social) e maior planta, com seis fábricas de calçados e uma de PVC; Fortaleza (1990), duas fábricas de calçados e componentes de PVC; Crato (1997), uma fábrica de caçados e de componentes em EVA; (ii) Estado do Rio Grande do Sul, nascidades de Farroupilha (1971), duas fábricas de calçados e sede administrativa; e Carlos Barbosa (1980), matrizaria; e (iii) Estado da Bahia, uma unidade na cidade de Teixeira de Freitas (2007).

A empresa vende seus produtos por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e via subsidiárias no exterior, Grendene USA, Inc. (EUA) e Grendene Argentina S.A. (Argentina),atingindo cerca de 20 mil pontos de venda fora do País e 60mil no mercado brasileiro, além de uma área de vendas separada e distribuição seletiva para a marca Melissa.

Os diferenciais competitivos são fundamentados nos valores da Grendene, como:

Lucro: O lucro é essencial e insubstituível para a continuidade da Grendene e a manutenção dos empregos.

Competitividade: Produtividade crescente –custos e despesas em exame e redução constante.

Inovação e Agilidade: Antecipar-se às dificuldades, inovar e fazer melhor.

Ética: Integridade, respeito e transparência – Pensar, falar e agir.
As principais vantagens e diferenciais competitivos da Grendene são seus ativos tangíveis e intangíveis – o DNA da Grendene – que se traduzem em:


✓ Força das marcas;
✓ Capacidade deInovação;
✓ Marketing Agressivo;
✓ Processo Produtivo Diferenciado;
✓ Tecnologia Proprietária;
✓ Pesquisa & Desenvolvimento;
✓ Verticalização;
✓ Escala de Produção;
✓ Custo Competitivo Global;
✓ Qualidade dos Produtos;
✓ Logística,
✓ Nível de Governança Corporativa;
✓ Solidez Financeira.

Além de produtos inovadores e de qualidade, a Grendene tem umagestão profissionalizada, composta de pessoas talentosas pesquisando tendências, com capacidade de interpretar, traduzir, criar e lançar moda em nível global, produzindo e controlando custos e despesas. Tudo com o objetivo de maximizar o retorno do acionista de forma sustentável e com compromisso de responsabilidade social e ambiental. Tudo devidamente reconhecido pelas inúmeras premiações querecebem ao longo dos 40 anos de historio, produzindo e vendendo design.


Controladores / Organograma

Administração

A companhia é administrada por um Conselho de Administração e uma Diretoria. A partir da publicação do Anúncio de Início, a Companhia estará sujeita a determinadas regras relativas à administração que decorrem do Regulamento do Novo Mercado e do contrato de adesão ao Novo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de caso
  • ANÁLISE TRIBUTÁRIA: Estudo de caso na empresa Comercial JJ
  • ANÁLISE DOS INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DE UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA TIM
  • Análise de Risco de uma Empresa Sustentável: Estudo de Caso de uma Empresa de Usinagem Industrial
  • Estudo de caso interdisciplinar na empresa
  • Estudo de Caso de uma Empresa
  • Estudo de Caso Empresa VESTBEM
  • Estudo de caso micro empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!