ESTUDO DE CASO Alehandra

1489 palavras 6 páginas
ESTUDO DE CASO: AMNIORREXE PREMATURA

Alehandra Cunha Guimarães1
Marislei Brasileiro2

1. Consulta de Enfermagem
1.1 Identificação

E.M.L, 23 anos, sexo feminino, solteira, brasileira, secundigesta com um aborto, com um aborto, com idade gestacional de vinte e sete semanas e três dias.

1.2 Expectativas e percepção

A paciente encontra-se em sua segunda gestação, seu primeiro parto, com um aborto, evitava gravidez por método anticoncepcional, não desejava ser mãe. Está sendo bem orientada e assistida pelo médico. Ela está ansiosa por estar internada, com medo de que seu bebê nasça prematuro, porém, está feliz e mostra muito entusiasmo ao ouvir os batimentos de seu bebê. Relata que sua vida está num conturbado momento familiar e conjugal, com maior ênfase na questão conjugal, pois fazem dois meses que o seu companheiro a deixou.

1.3 Necessidades Básicas

Nega disúria, corrimento, HAS, DM ou outras patologias. Nega cirurgias, traumas, transfusões ou alergias.
Não mora em imóvel próprio, saneamento básico adequado, energia elétrica, e coleta de lixo três vezes na semana.

1.4 Exame Físico

Paciente encontra-se num bom estado geral, normocorada, hidratada, anictérica, aciamótica. Couro cabeludo e cabelo, sem presença de sujidade. Cavidade bucal sem halitose, com ausência de cáries, e sem sangramento na gengiva. Seios túrgidos e cheios de leite, com bico protuso. Vagina com odor característico.
Com PA: 110x70 mmHg, FC: 98 bpm, ACV: Sopro 4+ 16+, associado ao frêmito, AR: sem alterações, com abdome gravídico, AFU: 26cm, DU: ausente, e BCF: 148 bpm.
Especular: com saída de líquido claro pelo orifício externo, com pH: alcalino.

Paciente relata perda de líquido de moderada quantidade marrom.

2. Análise Integral

2.1 Aspectos Anatômicos

Segundo Fatinni (2000, p.151). O útero é o órgão que aloja o embrião e no qual este se desenvolve até o nascimento. Envolvido pelo ligamento longo, tem em geral a forma de uma pêra invertida e nele se distinguem quatro partes: fundo,

Relacionados