Estudo de caso “Mísseis Trident”,

Páginas: 8 (1988 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Introdução

Este trabalho foi desenvolvido como requisito para avaliação na disciplina Marketing, informações e Inteligência Competitiva, do MBA em Administração Estratégica, da Universidade Estácio de Sá. Trata-se de um estudo de caso “Mísseis Trident”, onde, buscaremos analisar, de acordo com os conhecimentos adquiridos nas aulas e nos debates em fórum, os casos onde ocorrem erros na gestãodo conhecimento nas organizações.
Primeiramente, vamos analisar o conceito de Gestão do Conhecimento, buscando o compreender seus principais conceitos, os seus objetivos e enquadrar ao caso dos Mísseis Trident, apresentado para análise e estudo. Daremos seguimento abordando um pouco sobre a Inteligência Competitiva. E finalizaremos identificando alguns casos que podem ser considerados como“mísseis Trident” da nossa realidade, discutindo as questões apresentadas no Estudo de Caso.















Desenvolvimento

Gestão do Conhecimento

O atual cenário empresarial cada dia se reestrutura e ganha novas formas, tornando-se cada vez mais complexo. Com isso, surge a necessidade de informar, registrar todos os processos desenvolvidos na organização. E é nesse contexto que seencaixa a gestão do conhecimento.
Segundo Luchesi (2012), não basta ter muito conhecimento sobre algo para que se tenha uma potencial vantagem competitiva, mas é necessário que este conhecimento esteja aliado a uma gestão de criação e implantação de processos, que permite que gerenciem, armazenem e disseminem o conhecimento.
A gestão do conhecimento parte da premissa de que todo conhecimentoexistente nas organizações, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores podem usufruir de todo conhecimento presente na organização (LUCHESI, 2012, P.2).
Do Inglês – Knowledge Management – Gestão do Conhecimento, é considerada como um sistema de gerenciamento corporativo, que tem como objetivoa criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa.
Almeida (2012), afirma que desde a década de 1990 a gestão do conhecimento faz parte da estratégia empresarial, e pesquisadores da área incentivavam as empresas a considerar a criação do conhecimento como uma fonte de vantagem competitiva, buscando a construção de um ambiente deaprendizado com o objetivo de preencher as demandas da sociedade pós-industrial.
Para Carvalho (2012), Peter Drucker foi um dos primeiros a entender e reconhecer que o conhecimento era responsável pelo sucesso e pela existência das organizações, pois o conhecimento servia de base para os setores da organização.
Durante as aulas da disciplina de Marketing, informação e Inteligência Competitiva, oprofessor José Manuel Lourenço menciona que os autores que se dedicam ao estudo da Gestão do Conhecimento sustentam uma relação entre a gestão do conhecimento e o desempenho organizacional, numa óptica de criação e manutenção de vantagens competitivas. Ainda segundo o professor:
O conhecimento é dinâmico, relacional e baseado na ação humana, depende da situação e das pessoas envolvidas, e não dasverdades absolutas e fatos tangíveis. O objetivo da gestão do conhecimento é estimular os profissionais a fazerem o seu trabalho e, ao mesmo tempo, captarem o conhecimento de cada um e convertê-lo em algo que a empresa possa utilizar.

De acordo Luchesi (2012), a gestão do conhecimento é um processo corporativo com foco na estratégia empresarial, envolvendo a gestão das competências, a gestãodo capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa.
Notamos a grande necessidade que as organizações têm em relação à gestão do conhecimento e deve passar a fazer parte da cultura organizacional da empresa.
Para adotar e obter resultados da Gestão do Conhecimento é preciso desenhar estratégias de implantação e estar consciente que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão do conhecimento: estudo de caso dos mísseis trident.
  • Misseis Trident
  • Misseis trident
  • “Como os Estados Unidos esqueceram a receita de seus mísseis Trident?”
  • Estudo de caso
  • ESTUDO DE CASO: “CASO PINHEIRINHO”
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!