Estudo de Case - Mercedes Benz Classe A e Hyundai HB20

539 palavras 3 páginas
Engenharia de Produção – 5º p.ESTUDO DE CASE – MERCEDES BENZ CLASSE A E HYUNDAI HB20
O texto destaca aspectos para um estudo sobre segmentação de mercado, por um lado um exemplo recente e por outro, um exemplo mais distante. Em ambos os casos, cite as cinco variáveis que podem ser identificadas na segmentação do mercado desses automóveis. Justifique cada variável apontada.
Geográfica: podemos notar que a Mercedes Benz não se preocupou com as consequências da falta de planejamento de marketing seguindo o critério da segmentação geográfica, não fazendo nenhuma mudança para se aproximar e se adaptar ao mercado brasileiro, apenas trazendo uma inovação tecnológica que existia apenas na Europa (o controle eletrônico de estabilidade). Já a Hyundai até pensou nas peculiaridades locais e até no nome de seu produto, sendo o significado de HB: Hyundai Brasil.
Demográfica: a Mercedes Benz não soube lidar com o fato da desvalorização da moeda brasileira que tornou o Classe A um carro caro. Assim o preço estava fora das possibilidades daquele que era o público alvo inicialmente. A Hyundai, entrando no segmento de compactos, também instalou sua 1ª fábrica no Brasil para fabricar o HB20 e assim, reduziu custos e conseguiu estar na faixa de seus principais concorrentes (VW Gol G6, Ford New Fiesta e Chevrolet Onix).
Psicográfica: a marca alemã buscou no Classe A, um compacto para a família e o fez como é popular na Europa, onde devido a escassez de espaço físico, os carros tem uma curta distância entre eixos para facilitar nas manobras de estacionamento. Porem na América em geral, devido as maiores distâncias físicas, os sedãs são os preferidos das famílias. Já a marca coreana investiu em um marketing robusto e agressivo em cima de jovens (homens e mulheres) para vender um carro hatch, categoria preferida por esta faixa etária.
Comportamental: no subcritério de ocasião da compra, vemos que a Mercedes errou: tendo status de marca de luxo no Brasil antes do Classe A, suas

Relacionados