Estudo de autodepuração de corpos hídricos superficiais de águas salobras

Páginas: 21 (5159 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
SINOPSE DO CASE: Estudo de autodepuração de corpos hídricos superficiais de águas salobras. ¹

1 INTRODUÇÃO

O estudo dos recursos naturais que fazem parte do nosso dia a dia é de fundamental importância para o entendimento e compreensão da nossa sociedade como um todo. O estudo dos recursos hídricos tanto nos mananciais de superfície quanto nos mananciais de subsuperfície, constitui-se numapreciosa informação para os diversos setores da sociedade, visto que a água representa um recurso fundamental. Os impactos causados ao ambiente devem ser estudados para que uma alternativa de solução seja gerada de maneira a conter o impacto e transtornos causados a sociedade.
Todo sistema natural pode assimilar determinada perturbação, que com o passar do tempo, volta as suas condiçõesnaturais ou de equilíbrio. Este processo de assimilação das perturbações e retorno ao ponto de equilíbrio é denominado de autodepuração.
O trabalho em questão tem como objetivo principal a visualização e entendimento desses processos presentes no dia a dia do profissional da engenharia civil.
Com o desenvolvimento das cidades, que é uma realidade em praticamente todo o país, percebe-se um aumento naquantidade de projetos e obras civis. Esta realidade que é muito boa do ponto de vista econômico pode ser um problema para o meio ambiente, principalmente quanto se trata dos recursos hídricos.
Elaborar projetos deste tipo sem considerar os possíveis impactos ambientais e sem seguir as normas estabelecidas sobre o assunto é algo não tolerado e passivo de punição pelos órgãos responsáveis.
OConselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA publicou a resolução 357/05, que foi complementada e alterada pela resolução 430/11. Esta resolução dispõe sobre a classificação e diretrizes ambientais para o enquadramento dos corpos de água superficiais, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes. Esta resolução é muito importante também por determinar os parâmetros de controlena análise de recursos hídricos.


2 DESCRIÇÃO DO CASO

A sociedade moderna vem atualmente passando por grandes transformações e novos projetos estão surgindo a cada dia, atrelado ao desenvolvimento destes projetos, várias ações e estudos devem ser antecipadamente desenvolvidos para assegurar a implantação de projetos eficazes, seguros do ponto de vista de operação, viável economicamente eambientalmente sustentável. Partindo destas premissas, os órgãos de fiscalização e controle exigem em várias situações estudos de impactos ambientais em decorrência da implantação dos projetos. Mas como avaliar o comportamento dos sistemas ambientais sem dados experimentais? Como prever os efeitos negativos de determinado projeto em relação ao solo ou aos recursos hídricos?
Todo projeto passa porvárias fases antes mesmo de sua implantação. No caso específico de um sistema de tratamento de esgoto, vários aspectos devem ser levados em consideração, dados operacionais, dimensionamento das operações unitárias envolvidas no funcionamento do sistema, avaliação de eficiência de processo, seleção das melhores tecnologias disponíveis para atender os objetivos da eficiência a que se destina otratamento de esgoto.
O cenário que se insere o sistema de tratamento de esgoto não se limita apenas as variáveis do projeto e do processo, pois uma vez tratado, o esgoto doméstico o mesmo precisa de uma destinação adequada de tal forma que não altere significativamente os sistemas naturais, ou seja, os efluentes domésticos tratados precisam estar dentro de determinadas condições para ser incorporadoaos sistemas ambientais, uma vez que haverá interações diretas destes dejetos com o solo e os corpos hídricos naturais, podendo alterar significativamente as condições naturais de tal forma a ser tornar um processo irreversível.
Todo sistema natural pode assimilar determinada perturbação, que com o passar do tempo, volta as suas condições naturais ou de equilíbrio. Este processo de assimilação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de Autodepuração de Corpos Hídricos superficiais Doces para Implantação de Sistema de Tratamento de Esgoto.
  • Autodepuração das aguas
  • Corpo hidrico
  • ÁGUAS SUPERFICIAIS
  • Calculo de autodepuração de um corpo d'agua
  • AGUAS SUPERFICIAIS
  • Autodepuração de corpos d'água
  • corpo hidrico do Rio Pavuna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!