Estudo de algumas reações químicas.

Páginas: 7 (1700 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2012
[pic]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA





Engenharia Ambiental

PRÁTICA 07
ESTUDO DE ALGUMAS REAÇÕES QUÍMICAS.





Componentes:
Bianca Souza Cana Verde 201210649
Bruna Peatricy da Cunha Amengol 201211243
Kelly Félix Olegário 201211253






03 de agosto de 2012

1 - INTRODUÇÃO
Uma reação química é a transformação da matéria onde ocorrem mudançasqualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Essas reações podem ser representadas através de equações, usando símbolos e números para descrever, respectivamente, os nomes e proporções das diferentes substâncias presentes numa reação química. Essas equações são de uso universal, podendo ser usadas em qualquer lugar do mundo da mesma forma,nelas os reagentes são mostrados no lado esquerdo da equação, enquanto que os produtos são colocados à direita ( REAGENTES → PRODUTOS ).
Uma reação muito comum é a que envolve as substâncias inorgânicas como: os ácidos, bases, sais e óxidos. Uma das mais utilizadas e observadas são a reação de neutralização podendo ser total ou parcial no qual envolve um ácido e uma base e seus respectivos produtosserão teoricamente um sal e água.
De acordo com o número de substâncias que reagem e que são produzidas, as reações podem ser classificadas como:
Reação de síntese: são aquelas representadas genericamente por uma do tipo A + B → AB, onde AB podem ser substâncias simples ou compostas, formadas a partir da combinação dos seus reagentes. Porém quando os reagentes são simples denominamos reação desíntese total, quando pelo menos um dos reagentes é composto chamamos de síntese parcial;
Reação de análise ou decomposição: são aquelas em que uma única substância é decomposta em duas ou mais substâncias distintas, sendo representado genericamente por uma equação do tipo AB → A + B, onde AB pode ser substância simples ou composta. Essas por sua vez são divididas em três tipos: pirólise,eletrólise e fotólise que são provocadas por calor, eletricidade e luz respectivamente;
Reação de deslocamento ou simples troca: se caracteriza por uma oxirredução. São aquelas nas quais uma substância simples reage com uma substância composta, originando uma substância simples e outra composta, são representadas genericamente por uma equação do tipo A + BC → AC + B, em que o elemento A é mais reativoque o seu íon correspondente, onde BC e AC são substâncias compostas, enquanto A e B são substâncias simples.
Reação de dupla troca: ocorrem entre duas substâncias compostas. Nestas reações, conforme ilustra a equação genérica A+B- + C+D- → AD + BC, duas substâncias trocam entre si dois elementos: os extremos unem-se entre si, ocorrendo o mesmo com os elementos centrais por conseqüência da oposiçãodas cargas de cada elemento. O resultado dessa reação sempre apresentará a formação de um produto insolúvel (sal ou base), ou um produto gasoso (ácido ou base) ou um produto menos ionizado (ácido ou água).

Alguns reagentes:
H202 – É um líquido incolor e francamente ácido. Decompõe-se em contato com oxidante, redutor, calor e luz.
NH4OH – A amônia tem odor forte e é muito alcalina.
AgNO3 – Onitrato de prata é um cristal incolor ou branco e é sensível á luz. É facilmente reduzido pelo contato com substâncias orgânicas formando prata metálica. Coloca-se a solução em vidro escuro e conserva-se em lugar escuro e fresco.
NaCl – É geralmente chamado de sal cozinha e é um cristal branco não higroscópico. O produto comercial é higroscópico porque contém sulfato de cálcio e magnésio, bemcomo seus cloretos como impurezas. Pode-se purificar pela passagem de gás cloro em solução saturada.
KI – O iodeto de potássio puro é um cristal incolor ou branco e não é higroscópico, mas o produto comercial é higroscópico porque contém iodeto de sódio e carbonato de potássio como impurezas. Torna-se amarelo como o tempo porque libera iodo pelo contato com a luz e o gás carbônico. Coloca-se em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo das Reações Químicas
  • Estudo das reações químicas
  • Estudo reações quimicas
  • Estudo das reações químicas
  • Estudos das reações químicas
  • Estudo das reações quimicas
  • Estudo das reações químicas
  • Estudo de algumas transformações químicas do cobre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!